A diretora da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice Nascimento, defende que educação de motoristas e pedestres deveria começar nas escolas.
Em entrevista à Agência de Notícias do CEUB, ela identifica que essa é uma necessidade para todas as faixas etárias.
Ela avalia que o DF tem capacidade de ser exemplo para todo o país e a importância da disciplina na formação acadêmica no curso de direito
Confira abaixo a entrevista:
Conscientização
A diretora acredita que a conscientização de todos começa dentro de casa. O caminho, para ela, é massificar os conceitos a fim de reduzir as mortes no trânsito, a exemplo de outros países que iniciaram o projeto desde a pré-escola até às universidades.
Maria Alice acredita também que a inclusão do conceito nas instituições de ensino é a melhor forma de institucionalizar o conhecimento sobre o assunto, para que um dia o cidadão brasileiro saia da faculdade apto a ser um condutor na parte teórica, dominando as leis.
Dentre os pontos citados, a diretora demonstrou inclusive um descontentamento com a falta do código de trânsito em cursos como direito e engenharia.
“São formados engenheiros ou em direito sem saber o código de trânsito”, lamenta.
A diretora aproveitou também para falar da campanha deste ano “Desacelere, seu maior bem é a vida”.
Ao final da entrevista ela voltou a frisar que apenas com conhecimento de normas e leis é possível chegar ao patamar de reduzir mortes e sinistros no trânsito. É necessário formação, pois conhecimento é base.
Confira outras notícias sobre trânsito
Por Juan Costa e Pedro Vianna
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira