Emergências com crianças: o que fazer

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A criança põe uma moeda na boca e perde o ar. Na casa, todos correm para acudir. Sufocada, ela começa a ficar arroxeada.  Desesperados, os pais ligam para um serviço de  socorro. Do outro lado da linha, está um profissional que acalma e orienta a família até a chegada da ambulância.  Cenas como essa são verdadeiros pesadelos para as famílias. Neste mês, por exemplo, circulou pelas mídias sociais e rede de mensagens, um áudio (ouça abaixo) que de um atendimento do SAMU que salvou uma criança na cidade d

 

e Ceilândia (DF). Para a pediatra Fabiana Mendes, os primeiros minutos de socorro são decisivos.  “Você tem que agir imediatamente, por isso é importante você estar treinado”, aconselha. A reportagem da Agência de Notícias do UniCEUB buscou dicas e conselhos para pais e responsáveis por crianças de zero a cinco anos  em situações de emergência.

Ouça o áudio abaixo:

 

Decisão rápida

O tempo médio que um médico responsável pelo atendimento telefônico  do SAMU tem para decidir se envia ou não a ambulância é de até 30 segundos, de acordo com  o médico Flávio Bastos, chefe do Núcleo de Educação do SAMU-DF, “Mas a partir desse ponto, o atendimento ainda não acabou”, esclarece Bastos. Isso porque, o atendente acalma o responsável pela criança  e dá instruções de primeiros socorros até a chegada da ambulância. Segundo Bastos, essas instruções  são essenciais para o sucesso do time de resgate enviado ao local da emergência.

Emergência - Bebê 4


Ouça reportagem

 1) Obstrução de vias aéreas

a) Observe os sinais: Cianose (pela arroxeada),  choro sem som (ou abafado), ausência de tosse,  movimentos respiratórios lentos e perda de consciência.
“Em caso de obstrução de vias aéreas, mais conhecido como engasgo, você precisa observar a criança com calma. Se existir algum ”, orienta a pediatra Dayse Oliveira.

b) Não tente retirar o objeto da boca da criança com a mão
Essa tentativa pode empurrar ainda mais o objeto, agravando a situação, explica Dayse.

c) Não assopre o rosto do bebê
Esse ato estimula a deglutição (ato de engolir) e pode piorar o quadro, alerta a Dayse.


2) Choque elétrico
a) Não encoste na criança (proteja-se com um cobertor ou coloque um chinelo de borracha antes deencostar na criança)
b) Desligue a energia da casa
c) Retire a criança da fonte do choque
d) Ligue para o serviço de emergência (192 ou 193)


3) Queimadura

a) Não coloque nenhum produto na área afetada (nem mesmo pomadas específicas)
b) Coloque a área queimada em baixo de água fria e corrente
c) Não tente retirar roupas ou outros tecidos da área queimada


4) Queda

a) Observe as reações da criança
b) Busque orientação de um profissional


Para quem ligar

De acordo com o  chefe do Núcleo de Educação do SAMU-DF, Flávio Bastos, os serviços prestados pelo órgão são diferentes daqueles que o Corpo de Bombeiros presta. “O Bombeiro faz parte do sistema de segurança pública e cuida mais de traumas, enquanto que SAMU atende de forma clínica. Para esses casos, o que seria mais adequado porque o cidadão vai ser atendido por um médico”. O Corpo de Bombeiros concorda com essa avaliação.

O SAMU-DF oferece cursos de orientação de primeiros socorros para leigos. “A gente  tenta disseminar ao máximo esses cuidado de emergenciais em primeiros socorros. E o Samuzinho [um dos projetos do órgão]  só esse ano atendeu quase duas mil pessoas”, afirmou Bastos.

A assessoria de comunicação do órgão informou que, a partir da segunda quinzena de abril, o Serviço disponibilizará vídeos de primeiros socorros será disponibilizado no canal de Youtube. O SAMU enviou um vídeo de divulgação sobre atendimentos de primeiros socorros para bebês com obstrução de vias aéreas. Confira abaixo.

Por Aline do Valle

Arte: Camila Campos

Colaborou Beatriz Castilho

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress