Ex-atleta da seleção de atletismo tem projeto social em Planaltina

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

planaltina2Planaltina, uma das regiões administrativas mais antigas do Distrito Federal,  é o espaço de uma transformação promovida por José Carlos de Oliveira, ex-atleta da seleção brasileira de atletismo. Lá ele realiza  um sonho: melhorar a qualidade de vida da comunidade por meio do esporte.Nascido no Piauí, José Carlos veio para Brasília com os país aos 5 anos de idade. Somente aos 22 começou a ter contato com corrida, mas o perfil para prática esportiva era tão grande que logo se destacou e ganhou o mundo praticando atletismo. O primeiro esporte foi o futebol, mas uma medalha de ouro conquistada pelo brasiliense Joaquim Cruz, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, o empurrou para as pistas. Em 1992 ao começar a praticar as corridas de 800 e 1.500 metros chamou atenção de Leomar Vieria, à época técnico da maior fundista brasileira, Carmem de Oliveira. Leomar o convidou para treinar na equipe da cidade.planaltina

As conquistas nas competições locais e nacionais renderam um convite para treinar em São Caetano do Sul, em São Paulo. Por lá permaneceu durante três anos até receber o convite de uma das maiores estruturas esportivas do país, São Paulo Esporte Clube, onde ficou mais dois anos. Neste período em São Paulo o atleta participou de diversas competições internacionais que lhe renderam a medalha de ouro no campeonato Ibero-americano de 1994, em Mar del Plata, na Argentina; Campeão do Meeting Internacional de Atletismo de 1994, em Genebras, na Suíça; vice-campeão do Torneio de Atletismo Internacional Orlando Guaita de 1994, em Santiado de Chile; vice-campeão Sul- americano dos 1500 metros em 1994. No ano seguinte foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro nos 800 metros rasos e medalha de bronze no Torneio Mobil de Atletismo. Hoje o ex-fundista pratica corrida de rua para manter a forma e para colocar em prática a experiência adquirida nas pistas internacionais.

O projeto

Depois que decidiu parar de correr profissionalmente, José Carlos, começou (por meio do projeto “Correndo para um Futuro Melhor) um trabalho voluntário nas ruas de Planaltina. É ele quem organiza, há 9 anos , as corridas da cidade. A iniciativa chamou a atenção de uma professora do Centro de Ensino Fundamental 03 que fez um convite para que ele realizasse o projeto dentro da escola. Ideia aprovada pela diretora da instituição. Em quatro meses, dos 580 alunos, cerca de 50 alunos se interessaram pelo projeto e começaram a praticar corrida numa pista improvisada com cascalhos dentro da escola.

O estudante de 11 anos da 5ª série, Igor Augusto, faz parte do projeto há três meses. Ele já participou de duas competições na cidade e ganhou medalhas nas duas. Orgulhoso, ele diz que pretende ser atleta profissional e vestir a camisa da seleção brasileira. Já a colega de turma de Igor, Maria Luiza, de 12 anos, que também faz parte do projeto, diz que gosta de treinar para cuidar da saúde e ganhar fôlego para as brincadeiras com os colegas. Maria Luiza quer ser veterinária no futuro. A diretora da escola, Rita C. de Godoi , está satisfeita com os primeiros meses do projeto e diz que já ver resultado nas crianças que praticam esporte. Ela afirma ainda que o bairro é problemático e que o pequeno investimento no projeto já está ajudando a resgatar crianças e adolescentes para dentro da escola.

Além do atletismo o projeto oferece, em parceria com outras instituições, aulas de natação, capoeira e lazer. Uma vez por mês a única casa de boliche da cidade oferece a estrutura para que as crianças brinquem em dois turnos. José Carlos conta com o apoio, na organização das corridas, de atletas renomados como: Marilson Gomes dos Santos, Valdenor Pereira dos Santos e Clodoaldo Gomes da Silva, todos atletas de Brasília que tiveram desta nacional e internacional.

Serviço: Quem quiser ajudar deve entrar em contato pelo telefone 61 – 91 54 61 49 ou pelo e-mail zecarlosatleta10@hotmail.com

Por Regina Sousa – aluna de pós-graduação em jornalismo esportivo do UniCEUB

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress