
Fercal e Vila Rabelo (em Sobradinho) são as regiões mais preocupantes do Distrito Federal de acordo com a Defesa Civil. Conforme o órgão, as áreas são classificadas a partir de uma análise da região. No DF, existem 36 zonas instáveis, que, apesar da peculiaridade de cada uma, todas são derivadas da ocupação desordenada.
O geógrafo Aldo Paviani, uma das principais estudiosos do Brasil, afirma que, apesar do pequeno tamanho das áreas de risco, a situação delas é preocupante. “Por exemplo, na Fercal, existe uma grande erosão que preocupa muito, porque ela tem uma largura enorme e vem avançando cada vez que chove”. Paviani entende que a Fercal tem habitações em morros, no estilo do Rio de Janeiro. “Essas casas têm que ser retiradas das encostas porque você retira a vegetação, o solo fica descoberto e pode deslizar”.
Fercal
Apesar de existir há aproximadamente 59 anos, a Fercal é uma região administrativa recente, oficializada desde 2012. Constituída por 14 comunidades independentes, a região conta atualmente com 8.746 habitantes segundo a Codeplan.
A moradora da região, Andreia Ferreira, 39, afirma que apesar dos acidentes leves, a região é segura. “Esse ano não aconteceu nada. Quarta-feira[19] foi o único dia que choveu forte.”
Confira mais sobre áreas de risco no DF
Soluções
A Defesa Civil afirma que para minimizar as vulnerabilidades das regiões a comunidade deve fixar telhados corretamente, realizar podas em árvores, manter terreno limpo, entre outros. Paviani acredita que para a melhora desses locais deve ser feita a partir de melhoria em políticas públicas.