A segunda edição do festival brasilienses de filmes em curta metragem, o Curta Brasília, que é realizado de quinta-feira a domingo no Cine Brasília, conta com uma programação de 60 filmes de ficção, animação e documentários, além de uma mostra de filmes franceses. Para a coordenadora do festival, trata-se de um evento que contribui com a formação de público. “Faltava um espaço para o curta. Temos uma citação muito grande. O público tem acesso ao melhor da cinematografia em diferentes linguagens”, disse a coordenadora do evento, Ana Arruda.
Para ela, o festival envolve o mercado independente. Foram 497 filmes inscritos. Os curtas são filmes de até 15 minutos, tendo um pouco mais de liberdade que os longa metragens. No primeiro dia será exibido o filme ganhador do Festival Gramado, Acalanto. Ocorrerá também a pré-estreia do filme Quem é o Pai?, um filme brasilense, que aborda um tema polêmico a ser tratado hoje, a relação homo afetivo em casa.
O Festival comporta seis mostras competitivas de vários estados brasileiros, sete mostras paralelas e dentre elas videoclipes de Brasília. Para Ana Arruda, o festival foi um esforço coletivo e só foi possível realizá-lo a partir dos apoiadores que acreditaram no evento. A segunda edição teve apoio de instituições locais, sendo elas a La Ursa e o Sesc, instituições privadas como o Sabin e a Petrobrás e também os mercados independentes.
A seleção da amostra francesa foi uma parceria do instituto Francês e da embaixada da França e as mostras paralelas foram selecionadas pela comitiva do festival, teve um recorte temático para compor 13 programas .
Confira aqui a programação completa
Por Juliana Braz – Agência de Notícias UniCEUB
Entrevista realizada por Débora Quaresma, Juliana Braz e Luiz Claudio Ferreira