Goles poéticos: Poesia e Vinho

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Imagine ir a um sarau poético, levar uma garrafa e taça de vinho num espaço a céu aberto e recitar poemas. Essa é a proposta de Adeilton Lima, 50 anos, idealizador do evento Poesia e Vinho. Ele é poeta, ator, e diretor de teatro, além de professor de literatura. O evento ocorre há um ano no Espaço ÔdeCasa, um ateliê localizado na 206 norte, rua bastante conhecida como Babilônia, por seu estilo parecido com os jardins suspensos da antiga cidade. Desde o ano passado, o sarau ocorre mensalmente, às 20h. Segundo o poeta, a lua ajuda o ambiente a ficar mais agradável.

O poeta Joãozinho da Vila, de 55 anos, acha o sarau necessário para a cidade. “Me surpreendeu porque eu não conhecia aquele local, que tem um visual sempre agradável”. Disse que o que mais gosta do evento é a lua e ainda falou da combinação de poesia com vinho. “É uma alquimia muito boa, digamos assim, é uma mistura bem-vinda”. A organizadora do Espaço ÔdeCasa, Vera Guadalupe, disse abraçar todas as atividades artísticas: “O próprio espaço é poesia”.

Poeta Joãozinho da Vila recita.
Poeta Joãozinho da Vila recita durante sarau.

Adeilton comentou a polêmica da lei do silêncio. “As pessoas precisam de mais olho no olho, se interagirem mais”. Já em relação à limpeza do local, os participantes são avisados para não sujar o ambiente, por isso cada um leva a própria garrafa e taça de vinho. Segundo ele, até hoje não houve nenhuma sujeira.

Espaço ÔdeCasa, onde ocorre o sarau.
Espaço ÔdeCasa, onde ocorre o sarau.

Vera conta que o ateliê arca com a limpeza do local, além dos custos com água, iluminação, energia, velas e, quando necessitam de equipamento de som, o Espaço auxilia o sarau.

Confira o Programa:

Por Pedro Paulo Marra

Fotos: Augusto Coelho

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress