Heptacampeã mundial de futevôlei treina em parque público para simular praia

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Criado no Rio de Janeiro, o futevôlei tem sua rainha numa cidade sem praia. A esportista brasiliense, sete vezes campeã do mundo, Lana Miranda, 31 anos, treina no Parque da Cidade, espaço público, em Brasília, onde areia é mais dura. Mesmo com o currículo invejável, a atleta, no esporte desde os 14 anos,  ainda enfrenta dificuldades com patrocínio.

Sobre a atual parceira, a carioca Patricinha, Lana afirma que a rotina é complicada, uma vez que as duas moram em cidades diferentes- Lana mora em Brasília enquanto Patricinha reside no Rio de Janeiro. “Até pouco tempo atrás, a gente treinava por mensagens de celular. É um pouco complicada a rotina, a gente só consegue treinar juntas dias antes da competição, mas a gente tem um entrosamento muito grande, que ajuda muito”, indica.

Há cinco anos, ela recebe o Bolsa Atleta, programa do Ministério dos Esportes. No entanto, por vezes, recorre à familia para competir. Em 2004, para disputar o primeiro campeonato em Virginia Beach, nos Estados Unidos, Lana Miranda comprou apenas a passagem de ida e, com o dinheiro do prêmio, pôde voltar ao Brasil.

Lana Miranda acrescenta que como o futevôlei é um esporte considerado masculino, o preconceito existe, inclusive com diferença de premiação entre os gêneros. A esportista diz que gosta de treinar contra homens para se aperfeiçoar.

Por Gabriela May e Lucas Magalhães

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress