Ao menos 400 manifestantes petistas (segundo a PM-DF) se concentraram em frente à sucursal da TV Globo, na Asa Norte, em Brasília na noite de sexta-feira (4) e ameaçaram invadir a emissora. Por medida de segurança, durante mais de uma hora nem funcionários da empresa puderam entrar ou sair do local. “A ordem era: ninguém entra e ninguém sai, até o clima esfriar”, contou um dos seguranças do local. Os manifestantes conseguiram pichar muros em frente à emissora com ataques à Globo.
Irritados com a 24ª fase da operação da Operação Lava Jato que levou o ex-presidente Lula a depor coercitivamente na Polícia Federal em São Paulo e com a cobertura feita pelos veículos do grupo Globo, manifestantes ecoavam gritos em desagravo ao petista. Uma mulher foi detida e levada à delegacia.
Protesto “pacífico”
Com um efetivo em torno de 60 Policiais Militares, o Coronel Frederico Santiago descreveu a manifestação como pacífica, com “apenas” um ocorrido que levou uma senhora à delegacia. “Na dispersão da manifestação, uma das manifestantes xingou uma equipe de serviço e um policial deu voz de prisão. Não houve necessidade de reagir com força, ela foi tranquilamente”.
Por: Lucas Valença