Você já ouviu falar da Melatonina ou sobre o hormônio do sono? Ambos se referem a mesma coisa.
O corpo humano é regulado pelo equilíbrio entre as ações do sistema nervoso e do sistema endócrino, que é composto por glândulas responsáveis pela produção de hormônios conforme a necessidade do organismo. A melatonina é um destes hormônios.
Além de desempenhar um papel importante na regulação do equilíbrio do corpo, ela também é responsável por regular o ritmo biológico. Porém, o uso inconsciente do suplemento pode fazer com que o mesmo interfira no bem estar da pessoa.
“O suplemento usado para estimular o sono requer responsabilidade e prescrição médica para o uso”, alerta o farmacologista do CEUB, Danilo Avelar”.
Uso incorreto do melatonina
De acordo com Danilo Avelar, professor de Biomedicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), a melatonina pode ser recomendada em circunstâncias diversas e seu uso desregulado pode atrapalhar o processo do sono das pessoas.
Entre os efeitos negativos estão o estresse moderado, barulho, uso de medicamentos, estímulos luminosos no ambiente. Além disso, até a idade pode sofrer consequências, pois com o envelhecimento do corpo a produção desse hormônio tende a diminuir.

Professor de Biomedicina do CEUB, Danilo Avelar. Foto: Divulgação.
Além destes, Danilo Avelar destaca que o uso excessivo de melatonina pode provocar efeitos como:
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Sonolências diurnas (sono durante o dia);
- Tontura;
- Cólicas abdominais;
- Tremores;
“Em alguns casos, também pode causar ansiedade leve, piorar quadros de depressão, aumentar a pressão arterial, além de provocar sonhos excessivos, sudorese noturna e prurido”, afirma o professor de Biomedicina do CEUB.
Avelar reforça, portanto, que “o uso suplementar de melatonina pjet-lagmir só deve ser indicado por um médico e como auxílio para estímulo do sono, e não como tratamento para insônia, por exemplo.”
Dessa forma, o especialista completa dizendo que o medicamento pode ser indicado em casos de jet lag para idosos com baixa produção do hormônio ou crianças com TDAH.
Jet Lag
Em termos médicos, o jet lag é classificado como “dissincronose”. Trata-se, portanto, de uma mudança brusca no metabolismo, que pode pegar de surpresa a pessoa portadora do problema.
Com isso, a pessoa que sofre uma alteração significativa na rotina e fusos horários do cotidiano pode estar sujeita a desenvolver o problema. Ou seja, o jet lag é a fadiga causada pela alteração no ciclo de dormir e estar acordado.
Melatonina pode atrapalhar a eficiência de outras medicações?
A resposta para este questionamento é sim. Segundo Avelar, a melatonina pode afetar a eficácia de alguns grupos de medicamentos e entre eles estão:
- Anticoagulantes e Antiagregantes: o uso de melatonina junto com anticoagulantes e antiagregantes pode aumentar o risco de sangramentos;
- Anticonvulsivantes: A melatonina pode inibir os efeitos de anticonvulsivantes e aumentar a frequência de convulsões;
- Anti Hipertensivos: a melatonina pode piorar a pressão arterial em pessoas que dependem de medicamentos para hipertensão;
- Hipoglicemiantes: a melatonina pode afetar os níveis de glicose no sangue, portanto pacientes com diabetes devem consultar médicos antes de usar a substância
Por Gabriel Romeiro
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira