A Caixa Cultural, em Brasília, apresenta, de 13 a 21 de julho, a mostra New Queer Cinema – Segunda Onda. A programação traz filmes que pretendem discutir questões de sexualidade associadas à demandas da nação, de etnia e de classe, segundo o curador do projeto, de 49 anos, Denilson Lopes.
“Acho que estão presentes temas relacionados aos índices de violência no Brasil. Sexualidade não é necessariamente o centro da narrativa ou o único tema nas mostras”, explicou o curador que apontou um crescimento de movimentos neoconservadores na sociedade brasileira.
O projeto se encontra em sua segunda edição, sendo a primeira a chegar até Brasília. Segundo o curador, passar pela capital federal é uma grande forma de recuperar uma discussão feita no passado e incluir novas.
Uma das novas discussões que estará presente no evento é sobre os interesses que a mídia tem em dar maior, ou menor, visibilidade em tais questões. “A medida que se em alunos de classe média sendo mortos, a mídia se interessa mais. Enquanto são pobres e negro o interesse é menor”.
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/273363109″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Mais informações:
Serviço:
Mostra New Queer Cinema – Segunda Onda
Site oficial: www.newqueercinema.com.br
Local: CAIXA Cultural Brasília | Teatro da Caixa
Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4 Edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: 61 3206-9448 | 61 3206-6456
Data: 13 a 21 de julho de 2016
Horários: Consultar programação
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes e funcionários CAIXA e doadores de agasalho pagam meia.
Lotação: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.
Classificação Indicativa: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa e Governo Federal
Debate Novas configurações do gênero no cinema
Data: 20 de julho
Horário: 19h30
Mediação: Mateus Nagime
Debatedores:
Denilson Lopes (professor e curador da mostra)
Tania Montoro (pesquisadora)
Por: João Victor Bachilli
Foto: Divulgação