Os brasilienses amantes da sétima arte, poderão conferir, neste sábado(1º), os filmes independentes realizados na capital federal e por diretores locais. Em sua primeira edição, a Mostra Curtas Paranoá exibirá tramas inéditas abrindo espaço para o cinema local. O evento apresenta seis curtas-metragens, com quatro na categoria principal, sendo que alguns deles foram aprovados pela FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal), e dois na categoria de convidados especiais. A entrada será gratuita e irá ocorrer no CEDEP- Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá (Q. 9 Conjunto D), às 19 horas.
Dos filmes selecionados, está “Ocupação”. O curta de 15 minutos dirigido por Rodrigo Huagha e Gustavo Serrate, conta a história de ocupantes de um prédio abandonado em Brasília, que são forçados a deixar o espaço provisório por policias violentos e pela opinião pública. Segundo Rodrigo, a ideia era centrar toda a história do filme nos personagens em um ambiente fixo “pensamos em várias possibilidades e quando aconteceu em junho deste ano o fato da desocupação do Palace Hotel no centro da capital, foi quando encontramos a base para o roteiro’’.
Huagha ressalta a iniciativa do projeto como um incentivo para a cena audiovisual brasiliense. “Realizar cinema é bem complicado, ainda mais uma produção independente, mas acredito que essa mostra de curtas terá inúmeras edições, entrando no calendário de eventos importantes como o Curta Brasília’’, afirma o diretor.
O premiado diretor Fáuston da Silva do filme ‘’ Meu amigo Nietzsche’’ está à frente de “O Último Natal’’. A ficção apresenta a narrativa de duas crianças que ficam tristes por terem que passar sozinhas a noite de Natal, a história se converte quando elas recebem uma surpreendente visita.
Na categoria de filmes convidados, alunos do Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas participam do evento com o curta ‘’ Conexões’’, que foi coordenado pelo professor Edmar de Oliveira. O enredo expõe o bullying sofrido nas escolas.
Januário Junior, idealizador do projeto, comentou em entrevista com a Agência de notícias UniCEUB que a expectativa para sábado é a maior possível ,afirma que estrear na cidade não é para qualquer um. Junior atua como diretor em ‘’A Vida Tem Dessas Coisas’’, o curta de 17 minutos é o destaque da mostra. A frustação, a falta de comunicação e a distância física entre mãe e filho, são ressaltadas na história. O filme é protagonizado pelo ator global Marcello Mello Jr e pela atriz Silva Paes.
O diretor declara que a ideia do projeto é tentar aproximar a comunidade com o cinema local em todos os níveis de produção, exibição e também de participação ‘’ a proposta é passar uma mensagem para o público de que é possível ingressar na produção cinematográfica e colocar em pauta conceitos de relevância social’’, diz Januário.
Por: Fernanda Suassuna
Fotos: Divulgação