Os ônibus BRT (Bus Rapid Transit) do Expresso DF, que farão a linha de Santa Maria a Rodoviária do Plano Piloto, ainda não têm data definida para começar a circular. Entretanto, o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima, garantiu que isso deve ocorrer em menos de um mês, ainda no período da Copa
Os ônibus estão em fase de teste desde o dia 2 de abril com a frota reduzida e sem cobrança de passagem. O diretor acredita que o sistema irá melhorar o trânsito da cidade, já que a quantidade de ônibus que sai da região sul, Gama e Santa Maria, para o centro da cidade tenderia a diminuir. São 43 quilômetros de corredores exclusivos, 15 estações e 15 passarelas.
A vantagem do BRT é que nos corredores com faixas exclusivas não existem sinalizações de trânsito ou cruzamento. De acordo com o diretor do órgão, os motoristas que invadirem as faixas exclusivas serão multados por fiscalização eletrônica ou por agentes presentes no local.
Parte do percurso do Expresso DF é exclusiva e outra, compartilhada. Segundo Lúcio Lima já foram realizados testes da parte do trajeto que é compartilhada, do Balão Dona Sarah (aeroporto) até a rodoviária do Plano Piloto.
BRT
Os veículos têm capacidade máxima para 130 passageiros. Pode transportar até 40 toneladas e leva 100 metros para frear. De acordo com Lima, as faixas exclusivas existem para evitar acidentes com estes ônibus. Mas a partir do Eixão eles irão circular com os demais veículos. A tarifa do BRT será de R$ 3. Haverá o sistema de integração com os demais meios de transporte público.
Por ELisa Whately e Karla Pereira – Agência de Notícias UniCEUB