Nos últimos dias para o fim do recadastramento biométrico, mais de 240 mil eleitores ainda não se recadastraram no Distrito Federal. O prazo é até segunda-feira (31). Para realizar o procedimento, o eleitor precisa se apresentar em um posto de atendimento da Justiça Eleitoral com um documento oficial com foto e comprovante de endereço.
O tempo médio para o recadastramento, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral é de 5 minutos. Neste fim de semana os postos funcionarão de 8 às 14h e no último dia (31) funcionará ate às 18h. Com a exceção da unidade do Shopping Pátio Brasil, que deixa de existir nesta sexta-feira. Não é preciso mais fazer agendamento, haverá distribuição de senhas de acordo com a ordem de chegada e disponibilidade dos postos.
No total devem se recadastrar 1 804 164 mil eleitores no DF, mas este número é alterado quando um cidadão transfere seu título para outra cidade ou cancela. No fim de fevereiro, por exemplo, o número total era 1863 883 mas, destes, até agora, 3970 eleitores cancelaram e 54 242 fizeram transferência.
A região que tem maior número de pessoas que ainda não se recadastraram é a Asa Sul. Faltam 15 219 eleitores do total de 73 952. Já Águas Claras é a região onde mais eleitores se recadastraram. Faltam 12 780 de 114 mil.
Caso o cidadão não faça seu recadastramento, seu título é cancelado e dentre as punições estão: a proibição de votar nas eleições, de solicitar passaporte, receber aposentadoria e tomar posses em concursos públicos.
Por Karla Pereira – Agência de Notícias UniCEUB