Curso gratuito promove imersão ao mercado de trabalho para universitários negros

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

“Igualando Oportunidades de Trabalho e Cidadania” é o nome de um curso gratuito voltado para universitários negros promovido pela Espaço Multiplicidade. Lá, são oferecidos cinco módulos com profissionais instrutores diferentes a cada dia. O foco é introduzir jovens negros ao mercado de trabalho, ajudando a diminuir a desigualdade em empresas. Começa, nesta sexta, no dia 18 de março e os interessados devem mandar um e-mail para: atendimento@espacomultiplicidade.com.br

Virtual

É a oitava turma e nesta edição abordará desde o contexto histórico para a desigualdade até o ensinamento da inteligência emocional, para melhores resultados no futuro. O curso é dado de forma gratuita, digital e online para os interessados. Sobre as inscrições, ainda estão abertas e no e-mail deverá conter nome, idade e CPF.

Os dias das aulas serão: 18 (de março),19,25,26 e 1 de abril. Para exemplificar uma contribuição, Angela Diano, por exemplo, ensinará a criar um negócio do zero, então o curso não vai se limitar a somente entrar em uma empresa, mas também, se preferir, criar uma. Ademais, ao final, os estudantes receberam um certificado emitido pela OIT (Organização internacional do trabalho) e poderá utilizá-los para horas complementares. Já para os alunos destaques, serão indicados para vagas empregos, além de estarem incluidos em grupos de redes sociais para receberem ofertas.

 

A coordenadora do espaço, Cristiane Pereira, diz que o projeto nasceu de um “pacto” pela igualdade racial do Distrito Federal. “Esse pacto foi feito a partir de debates com o Ministério do Trabalho, pois foi relatado que empresas não estavam contratando jovens negros para as suas vagas”. 

Ela defende que a participação do ministério foi importante para o inicio do curso. “Perguntaram o porquê dessa situação e alegaram que não estavam preparados o suficiente. Com isso, criaram o curso para não existir a possibilidade desse argumento”, alega Cristiane.

O curso ajuda na melhor formação de jovens para o mercado. “Ele existe desde 2018, estando na oitava turma. Os alunos anteriores estão empregados, inclusive indiquei um aluno para um projeto na Finatec”.

Por Monique Del Rosso
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress