Na era digital, as pessoas começaram a expor suas opiniões de forma mais aberta, interagindo e debatendo umas com as outras. Nesse meio, todos estão sujeitos ao julgamento alheio sobre o que é mostrado.
No quadro “Fala Galera”, perguntamos a jovens se eles acreditam que alguém merece ser cancelado na internet. Confira as opiniões:
Quando alguém diz ou faz algo polêmico ou comete um erro, a internet acaba maximizando o impacto daquilo. É assim que ocorre o cancelamento, linchamento ou boicote, que acontece após falas ou ações que desagradam comunidades virtuais.
![Carregando ... Carregando ...](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/plugins/wp-polls/images/loading.gif)
Esse tema ganhou destaque com a edição do ano de 2021 do Big Brother Brasil. No programa, a participante Viih Tube, influenciadora digital, já havia sofrido com os comentários de haters após um vídeo cuspindo na boca de um gato, de quando ela tinha 15 anos.
Apesar dos pedidos de desculpas, a youtuber foi linchada no meio. Com isso, ela relatou diversos impactos psicológicos do acontecimento em seu livro “Cancelada”. Viih Tube entrou no reality show temendo outro cancelamento devido à exposição, algo que de fato aconteceu, mas de forma mais branda, visto que ela diz saber lidar melhor com as críticas com o acompanhamento psicológico.
Participante da mesma edição, a cantora Karol Conká também foi cancelada. Isso ocorreu pelo comportamento dela na casa, que foi considerado “desequilibrado”, “desrespeitoso” e “desumano” pelos internautas. A carreira dela decaiu após as falas e ações no programa, perdendo diversas parcerias com marcas e outros cantores. Porém, as injúrias dos chamados “haters” chegaram ao extremo, Karol sofreu com racismo e xingamentos devido ao episódio.
Por Maria Tereza Castro e Filipe Fonseca
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira