Indígenas celebram reprovação da tese do “Marco Temporal”; assista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Após a reprovação da tese do Marco Temporal, na última semana, indígenas celebraram o resultado proferido pelo STF.

Um deles foi Woie Patté, do povo Xokleng. Ele relatou um sentimento de alívio e de justiça. Mas um misto de alegria e também tristeza.

“Isso porque nossos antepassados lutaram bastante. Nossas lideranças tombaram e não viram nossas terras demarcadas. O STF fez valer a nossa resistência, que completa 109 anos”. 

“Estamos buscando a herança dos nossos antepassados. Vamos voltar para casa. A terra é nossa”

Ele disse, em entrevista à Agência Ceub, que houve massacre. “Quase fomos exterminados. Só queremos um pequeno pedaço para sobreviver e para dizer chega ao genocídio, preconceito e racismo nesse país”, disse Woie.

Leia mais sobre indígenas

Por Fernanda Ghazali (texto e vídeo)

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress