Mulheres negras são ameaçadas com tiros

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Um policial civil, que integrava um grupo de manifestantes pela intervenção militar no país, foi preso nesta quarta-feira (18) suspeito de ter atirado para cima após discussão com integrantes da Marcha das Mulheres Negras. O conflito ocorreu quando os dois grupos se encontraram em frente ao Congresso Nacional.

Confira a matéria na rádio:
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/233785849″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Leia mais notícias sobre cidadania e preconceito

Segundo a aposentada Marisa Honório, que acompanhou o momento inicial da confusão, afirmou que um civil do grupo do grupo pró intervenção militar deu tiros para o alto quando algumas mulheres tentaram derrubar um cartaz do grupo. “Nós tínhamos uma audiência marcada com a presidente e esse acontecimento pode fazer essa audiência voltar a ser uma possibilidade, pois a tropa de choque barrou a gente depois disso”, disse a aposentada.

Não há na constituição, diferente do que manifestantes defendem, nenhum amparo legal para possibilidade de intervenção militar.

Racismo 

Segundo a polícia militar, oito mil mulheres negras de vários estados estiveram em Brasília para uma marcha que pedia maior rigor para crimes de racismo. Elas se revoltam com histórias que acontecem diariamente. A conselheira tutelar da cidade de Rio Claro (SP), Maria de Lourdes Silva, lamentou que o preconceito começa na infância. “As crianças não têm como se defender. Assim, ficam sujeitas a maiores riscos que podem provocar muitos danos”.

Outra participante da manifestação, a estudante de serviço social, Clara Medeiros, contou que médicos de um hospital público se recusaram, em um procedimento médico, a dar anestesia em sua colega de classe. “Eles disseram que negras são fortes como um cavalo, aguentam tudo”, exemplificou.

Por João Victor Bachilli

Foto: Divulgação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress