O jovem foi agredido fisicamente e psicologicamente, ao andar pelo DF.
Com apenas 19 anos, Davi Ferreira, aluno de engenharia da Universidade de Brasília (UnB), relata ter sofrido três abordagens desproporcionais por parte da polícia, devido à sua cor de pele.
Por caminhar pelo DF e entorno, o estudante sofreu desde questionamentos de porque estava circulando, até aproximações mais duras, que chegaram a resultar em uma rasteira.
Em entrevista à Agência Ceub, Davi conta sobre a vez em que estava no Gama, local do campus de sua universidade, ele foi abordado e perguntaram: “Onde você mora?” , quando ele respondeu que era de outra região, o policial, sem nenhuma explicação prévia, disse: “Você não deveria estar aqui “. Depois da ameaça, o agente da polícia, completou: “ Você tem sorte, se fosse outro no meu lugar, você ia pra delegacia”.
Davi ressalta a importância da inclusão de policiais na academia. Para ele, essa ação é um fator importante para a diminuição de casos de racismo em abordagens. O estudante também critica a falta de cobertura da mídia em situações como essa , já que são muito recorrentes, porém pouco divulgadas.
A assessoria de comunicação da PM foi consultada sobre o episódio, mas não respondeu à reportagem até a publicação. O espaço está aberto para posicionamentos.
Para mais informações, confira a entrevista no nosso canal do Youtube
Por Carolina Chendes, Letícia Corrêa e Júlia Cavalcante
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira