Projeto social no DF promove ações em periferias para tentar combater desigualdades

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Diante do cenário de contrastes extremos, iniciativas da sociedade civil se destacam como agentes de mudança na tentativa de amenizar as desigualdades sociais do DF.

Um exemplo é o projeto Juntos Somos Mais Fortes, fundado por Ana Paula Caldas, que já arrecadou mais de 95 toneladas de doações ao longo de sua trajetória.

Confira abaixo a entrevista

A iniciativa nasceu da necessidade de promover solidariedade e inclusão social, enfrentando desafios como a insegurança alimentar e a falta de oportunidades educacionais para a população mais carente.

Colaboradores do Juntos Somos Mais Fortes em ação social em época de Natal. Foto por: Ian Lucas

Transformando realidades

Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), realizada pela última vez em 2021 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), revelam a disparidade na capital federal: a renda domiciliar per capita no Lago Sul alcança R$ 10.979 mensais, semelhante à de nações como Estônia e República Tcheca.

Em contrapartida, na Estrutural, essa média cai para apenas R$ 695, um valor inferior ao registrado no Haiti.

“Nossa missão é tornar o nosso projeto autossustentável, capaz de promover o desenvolvimento local e inclusão social, diminuindo a fome e a miséria, e oferecendo oportunidades de educação através da arte”, destaca Ana Paula.

Apesar do engajamento crescente de voluntários e apoiadores, a manutenção de parcerias e a retenção de colaboradores comprometidos ainda são desafios constantes. Para superar essas dificuldades, o projeto aposta na realização de eventos comunitários, bazares, workshops e campanhas de conscientização, buscando ampliar sua rede de apoio e arrecadar recursos.

Ajudantes da ONG, em ação social durante Pandemia. Imagem: Arquivos

A fundadora do Juntos Somos Mais Fortes também compartilha um conselho valioso para quem deseja iniciar um projeto social, mas não sabe por onde começar: “Comece pequeno, mas sonhe grande. Identifique uma necessidade real na sua comunidade e ouça os envolvidos. Construa uma rede de apoio com voluntários e parceiros e, acima de tudo, mantenha a paixão e o compromisso com a causa que você acredita.”

Com o esforço de iniciativas como essa, a esperança é que, aos poucos, a realidade de tantas famílias em situação de vulnerabilidade possa ser transformada, reduzindo a distância entre os extremos da desigualdade no Distrito Federal.

Por Ágata Vaz e João Pedro Carvalho
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress