No Itapoã, região administrativa do DF a 21 km do centro de Brasília, a maior parte da população (90%) conta com escolas públicas para concluir o ensino médio. Porém essa formação pode ainda não ser o suficiente para abrir as portas do ensino universitário gratuito. Isso porque 54% dos alunos que chegam à universidade estão em instituições privadas.

Confira a pesquisa
Os dados foram divulgados pela mais recente Pesquisa Distrital por Amostra em Domicílios (PDAD), que identifica ainda que 68.1% dos alunos frequentam escolas entre 4 e 24 anos. Além disso, 8,4% da população não apresenta escolaridade alguma.
Evasão
Ao menos 17,8% da população acima de 25 anos no Itapoã tem ensino fundamental incompleto, o que revela evasão escolar. Na outra camada do ensino, 16.8% apresentam ensino superior completo.
Para chegar às instituições de ensino, 43.9% dos estudantes optam pelo ônibus e não gastam muito tempo no trajeto. Pelo menos 61.3% dos alunos gastam 30 minutos ou menos para chegar nas escolas. Apenas 14.3% vão a pé e não usam nenhum transporte público ou privado.
Por Rafael Soares
Foto: Agência Brasília – Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira