“Para enfrentar o feminicídio e a violência sexual, temos que ir na raiz”, diz secretária da mulher

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A secretária distrital da Mulher, Giselle Ferreira, disse, em entrevista à Agência Ceub, que o principal desafio da gestão é promover ações de mudanças de comportamento diante de uma sociedade machista e misógina.

“A cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio. A cada seis minutos, uma menina ou uma mulher sofre uma violência sexual. Para enfrentarmos, temos que ir na raiz. Essa mudança de sociedade passa pela educação”, afirmou a secretária.

Secretária diz que é preciso enfretar a cultura do misoginia. Foto: Agência Brasília/Divulgação

Campanhas

Uma dessas ações foi o projeto “Meninas em Ação”, aprovado em fevereiro. A ideia da iniciativa é levar a pauta da igualdade de gênero para as escolas e também incentivar garotas a acreditarem que elas podem alcançar cargos importantes no país.

Giselle Ferreira disse que é necessário encorajar as mulheres em situação de violência e vulnerabilidade a denunciarem.

Novos protocolos

A secretaria, segundo ela, em parceria com a pasta da Segurança, trabalha para criar novos protocolos de proteção e apoio para que meninas e mulheres se sintam cada vez mais seguras.

Ela reitera que esse trabalho não é apenas das secretarias ou do governo, mas sim de toda a sociedade em conjunto e por isso as campanhas de conscientização são tão importantes.

“A gente tem que envolver toda a sociedade para ter um mundo melhor. Homens e mulheres, o respeito passa por todos”.

Causas

Giselle Ferreira é professora de carreira da secretaria de Educação do DF e começou a carreira no magistério em aulas para crianças dos anos iniciais.

“Eu sempre gostei de estar no movimento estudantil e nos movimentos juvenis partidários.”

Por Beatriz Duarte e Maria Eduarda Barros
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress