“Usava sete drogas com 10 anos”, diz criador de projeto social; veja minidoc

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Robson Diego de Meneses, de 43 anos, chegou, quando era criança e adolescente, a usar sete tipos de drogas: roupinol, loló, merla, maconha, cocaína, cigarros e bebidas alcoólicas.

Ele começou com apenas 10 anos de idade. Segundo ele, não foram poucas as vezes que presenciou traficantes, ladrões e usuário de drogas na rua que morava. 

Ele cresceu em Samambaia e acabou se deixando levar por influências negativas. Inspirado no que passou, resolveu ajudar crianças e adolescentes. Ele criou o projeto Brasil Skate School, e fez acontecer uma história de reviravolta inspiradora.

Assista ao documentário “Manobrando a vida”

O projeto ajuda diversas crianças a andarem de skate e incentivarem a realizar uma atividade física.

Robson admite que a mãe nunca deixou faltar comida em casa porque sempre acordava às 5h para trabalhar, mas graças à isso, deixava ele sozinho. Essa solidão culminou em uma infância conturbada e sem a supervisão de um responsável, mudando o caráter e a índole do skatista.

Robson contando sobre a sua vida.

Ele relata que a escola não o atraía, muito menos as boas conversas, porque ele queria ser igual os outros meninos da rua, que andavam junto com as meninas, usavam as melhores roupas e tinham acesso a bicicletas. 

Aos 17 anos, Robson jogava fliperama e conheceu um colega, que apresentou o “amor” na base do skate. Ele o chamou para andar, e tirou a atenção dele da vida que levava. Com o tempo, o criador do projeto conta que por muitas vezes chegou a dormir na casa do amigo e se tornou família da família do colega.

“Isso me tirou das drogas e da criminalidade pela primeira vez, pois, por amor, eu mantive meus rolês de skate, com vínculos que a gente começou a construir (ao longo do tempo). O skate foi a ferramenta de transformação da minha vida”, confessa Robson.

Confira outra história de superação pelo skate

Por Leonardo Rodrigues, Lucas de Moraes, Marcelo Thompson Flores e Pedro Vianna

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress