O produtor de animação Manu Militão e a produtora do Me Gusta Filmes Samya Barrón afirmaram que a grande diferença de mercado é a ousadia em trabalhos. Militão disse que é restrito o número de pessoas que fogem do comum, apesar de haver mão de obra criativa operando no mercado. Os comunicadores estavam reunidos em uma palestra em Brasília na noite dessa terça-feira (20).
Barrón ressaltou que o mercado de Brasília está em fase de transição e que as produtoras procuram espaços em plataformas online. Segundo a produtora, as postagens na web são a tendência das produções audiovisuais atuais.
Militão defendeu a alta criatividade do brasileiro, que, para ele, seria “o povo do improviso”. Para o produtor, a forma de se destacar no mercado atualmente é a qualidade com que desenvolve o trabalho. “Para as produtoras de médio porte que muitas vezes não conseguem entrar nas licitações, a ideia é você colocar a cabeça para pensar”, afirmou Militão.
Apesar de criticarem a falta de inovação, os produtores acreditam que as remakes podem ser criativos para recontar uma velha história. Apoiada por uma ótica bakhtiniana, Militão defendeu a intertextualidade entre os conteúdos que possibilita sempre um olhar diferente sobre o mesmo tema. Barrón concordou ao dizer que “o copiar também é criativo”.
Assista a entrevista com Manu Militão sobre sua experiência em Portugal e a diferença do mercado de animação lusitano em relação ao Brasil
Veja a entrevista com a produtora Samya Barrón sobre o mercado brasiliense e a mudança para a web
Por Jade Abreu – Agência de Notícias UniCeub