Fora da zona de conforto: publicitária inova com próprio negócio

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

 

Estudante raiz e empreendedora millennial, como ela mesma se define, Yara, especialista em Inbound Marketing (publicidade on-line com marketing de conteúdo) e ex-aluna do UniCEUB, resolveu mudar o foco da sua carreira. Após um período trabalhando em agências de publicidade, ela decidiu apostar em um novo tipo de nicho, uma área que envolve uma jornada mais complexa, onde o cliente final demora mais tempo para concluir a venda, e, ao mesmo tempo, proporciona para ela um maior prazo de estudo, projeto e amadurecimento de ideias voltadas para o serviço ou produto de quem a contrata. Insatisfeita com o mercado que atuava e a maneira como trabalhava, Yara Borges resolveu se arriscar para realizar o desejo de ter seu próprio negócio

Apostando no mercado de advocacia, onde viu uma boa oportunidade, Borges trabalha usando o Inbound Marketing, pois acredita que é uma estratégia que possibilita a empresa chegar até o consumidor ideal, aquele que realmente consome e precisa do produto final. Essa técnica consiste em uma forma de orientar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de uma empresa, tornando-a uma possível futura referência no mercado.

Leia mais sobre comunicação

A realização deste trabalho passa por várias etapas, e, para iniciar, é necessário definir qual seria a Persona – perfil de consumidor ideal para uma empresa que vende determinado produto ou serviço – da empresa. Após pesquisa aprofundada e detalhada, são avaliadas várias informações, que vão desde questões psicológicas até questões físicas, esses dados são filtrados e no final é criado um guia de estratégias de marketing personalizado para a companhia, no intuito de começar a trabalhar no aperfeiçoamento e criação de ferramentas.

Yara explica que faz o uso de três principais Personas, que ela define como “os 3B’s”, Brand, Buyer e Bad Persona:

A publicitária pontua que a Brand Persona tem um tempo de uso mais longo, pois é a identificação da marca, é como ela será reconhecida no mercado, como as redes de fast-food reconhecidas por cores e logomarca. Outro aspecto que precisa de atenção para que não seja confundido é a diferença entre o Ideal Customer Profile (ICP) e a Persona, pois suas definições são semelhantes. ICP seria o cliente dos sonhos da empresa, enquanto Persona, como já vimos, é o possível cliente da marca.

Pensando em uma maneira de ajudar os jovens estudantes e também quem quer se aventurar nesse campo, Borges mostra cinco passos básicos para a criação de uma Persona:

Imagem por: Gabriella Tomaz

Embora tenha tido um início de caminhada complicado devido a pandemia, Yara não se abateu, e, apesar do transtorno, a publicitária conta que o período foi rico em conhecimento e amadurecimento. “Às vezes, a vida faz certas movimentações que acabam reacendendo sonhos que estavam esquecidos”, concluiu.

Por: Gabriella Tomaz (texto e artes)

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress