Exigência constante sobre imparcialidade marca a relação do público inglês com a rede de comunicação britânica British Broadcasting Corporation (BBC). No entanto, a autonomia da produção jornalística é fundamento da empresa. As considerações são da jornalista brasiliense Nathália Passarinho, que atua em Londres, na BBC, há quatro anos.
“O jornalismo profissional é fundamental para a democracia e para a fiscalização dos governos”, considera a profissional da BBC.
![](http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2021/05/WhatsApp-Image-2021-05-24-at-11.00.39.jpeg)
Confira algumas reportagens da jornalista Nathália Passarinho
Why are so many babies dying of Covid-19 in Brazil?
Covid-19: novo mapa global deve ter Brasil em ‘zona vermelha’
Exclusivo: Por dentro de uma ‘clínica secreta’ de aborto no WhatsApp (reportagem vencedora do Prêmio Roche)
Ela explica que o veículo recebe bastante cobrança do público em relação ao equilíbrio entre os diferentes lados de uma história. Essa fiscalização é permanente e um dos momentos de maior interação foi durante as decisões a respeito da saída do Reino Unidos da União Europeia (Brexit).
Assista aqui à palestra na íntegra com jornalista da BBC
Era de pandemia
“Por mais que existam críticas, há um conceito na Inglaterra de que o jornalismo é essencial para a democracia. A pandemia, por exemplo, mostrou que é necessário um jornalismo mais comprometido”, afirma.
A empresa, segundo a profissional, tem especial atenção com a interação do público, o que inclui as respostas a todos os comentários feitos em redes sociais ou no Youtube, por exemplo, com a proposta de chegar mais perto do público.
Traduções
A profissional esteve na Semana da Comunicação do CEUB nesta segunda-feira (24), em bate-papo mediado pelos professores Vivaldo de Sousa e Gilberto Costa. A repórter detalhou que a rotina de produção dela é com produtos em multimídia e em diferentes idiomas. “Nosso trabalho aqui na BBC é fazer uma ponte com o Brasil e as outras pessoas no mundo”.
Nathália exemplificou que uma uma pauta sobre a morte de bebês durante a pandemia teve interesse de diferentes países, o que fez com que o material fosse traduzido para 10 idiomas.
Ela explica que existiu uma dificuldade em fazer as imagens para essa reportagem, considerando que ela foi produzida durante um dos momentos mais complicados da pandemia no Brasil e, como alternativa, ela buscou usar as imagens gravadas pelos próprios profissionais do hospital e familiares,
Matérias em profundidade
A jornalista salienta que a BBC busca fugir de matérias factuais (que são aquelas de interesse apenas daquele dia em que há a publicação). Na época em que cobria a política no Brasil, por outros veículos, recorda que chegou a publicar 14 textos em um dia. Hoje, publica duas matérias maiores, por semana, com particular interesse no jornalismo político,
Outro tema de especial interesse na Europa, segundo a jornalista brasileira, é a sustentabilidade ambiental. “O meio ambiente é um tema muito importante e o Brasil sempre aparece inserido nas discussões”. Outros temas que colocam o Brasil no foco europeu, nas páginas da BBC, são aqueles relativos à cidadania e aos direitos humanos.
Como ser correspondente da BBC (confira aqui quando houver vagas)
Diferentemente do Brasil, em que há concurso para ingressar na Empresa Brasil de Comunicação (EBC, que está ameaçada de privatização ou extinção pelo governo brasileiro), a BBC conta com processo seletivo e o profissional não tem estabilidade. Para ingressar na BBC, ela fez uma reportagem para youtube. (Leia mais sobre a comunicação pública)
Ela considera que uma habilidade fundamental, muito cobrada dos profissionais da comunicação, é a de fazer conteúdos multimidiáticos. A jornalista avalia que outros veículos estrangeiros também estão cumprindo o papel de levar ao mundo o que se passa no Brasil. Ela cita El País (espanhol) e o The Guardian (britânico) têm se destacado pelas matérias sobre operações policiais (como a das mortes no Jacarezinho, no Rio) e meio ambiente.
Por Luíza Barmell e Adna Fernandes
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira