O publicitário Mauro Assis defendeu nesta quinta que os clientes devem ser encantados. O publicitário Mauro Assis pontua que não devemos ficar num local onde não ‘’há espaços para parafusos’’, que sempre temos que estar além disso.
O convidado da palestra da Semana da Comunicação ‘’Tenha um parafuso a mais’’ do Centro Universitário de Brasília (CEUB) foi o publicitário Mauro Assis, e mediada pelos professores André Ramos e Bruno Nalon.
“Não case com a primeira agência, seja sempre um parafuso a mais’’, diz o publicitário. Ele explica que muitas pessoas se prendem ao primeiro emprego, não conseguem se aprofundar e conhecer novos ares, e até se submeter a riscos. Ele pontuou que profissionais devem procurar estar à frente e se permitirem a conhecer outros locais, outras empresas e ter uma boa experiência no âmbito da comunicação. ‘’Seja referência no que você quer ser para que você seja referência para o outro’’, recomenda Mauro.
Confira a conversa
As ações de comunicação que fortalecem o Branding, encontraram novos caminhos para que sejam mais presentes na vida dos consumidores. Atualmente, existem 7 pilares que ajudam na comunicação corporativa neste ano de 2021, são eles:
- Vídeos curtos, como o TikTok, que ultimamente está sendo a ‘’febre’’ do momento por ser interativo;
- Eventos virtuais e transmissões ao vivo, como lives, que ajudam na melhor interação com o público online;
- Pesquisas virtuais e por voz, como uso de assistentes virtuais;
- Inteligência artificial, gera engajamento e coleta dados úteis para o negócio e para a estratégia da comunicação e relações públicas;
- Humanização, que 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado por chat ou mídias é importante;
- UX, que ajuda a entender a experiência do usuário com um produto;
- Inbound PR, mais de 80% dos clientes já tomaram uma decisão de compra antes de conversar com as marcas
Leques
Mauro Assis diz que o mercado absorve muitas áreas fora da publicidade, para que os alunos possam abrir ‘’leques’’ para as possibilidades. Há a área da comunicação criativa, interação entre as redes sociais, e diz que é uma boa oportunidade também para quem quer abrir o seu próprio negócio, ‘’abrindo seus parafusos’’ e nos permitindo estar em diversos espaços diferenciados.
Usar a criatividade fora do mercado, fora do clichê da agência das publicidades o qual muitos já estão acostumados, pode ser uma oportunidade ainda melhor.
Ele dá uma dica para quem está começando e diz que não tem o que mostrar para o público, falando que na geração dele era mais difícil. Hoje em dia pode baixar fotos, vídeos, ícones gratuitos em sites, e assim, montando o seu portfólio em casa, ‘’basta ter uma boa ideia e tudo ser bem produzido, bem desenhado’’, conclui Mauro. Segundo as apresentações do professor, a experiência entre jovens e pessoas mais velhas garante um melhor desempenho, um aproveitamento no trabalho. Ele diz que muitos jovens reclamam das oportunidades, sendo que tem ‘’o trabalho nas mãos’’, mas não conseguem sugerir melhorias.
Mauro concluiu que, desde o início da pandemia, conseguir trabalhar em casa, ser produtivo e fazer seu próprio mundo por home office ficou muito mais fácil e comum. “Seja proativo sempre. Tudo que você pensa fora da caixa e com o parafuso a mais, te gera algo mais, muitas vezes lucro.”
O palestrante diz que vivemos em um mundo digital e hoje, principalmente nesse momento de pandemia, temos a facilidade de fazer um simples vídeo de casa, e buscar o marketing através de redes sociais.
Por Erica Lorrana, Filipe Fonseca e Paloma Cristina.