Publicitários precisam romper com padrões e trazer novidades, dizem profissionais

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O mercado da publicidade rompeu com a padronização e as formas tradicionais de vender um produto. Essa é a visão do publicitário Mauro Assis. Para ele, diante de um ambiente competitivo e que se renova a cada dia, é necessário se atualizar e ter contato com pessoas que aprimoram conhecimento para ser o ponto de partida e fazer diferente. Assis explica que uma boa ideia pode nascer de qualquer lugar. “O mercado precisa de publicitários que estejam dispostos a realizar inovações no âmbito da comunicação”, reforçou. “ Eu costumo comparar a carreira do publicitário com a de um jogador de futebol. Para fazer um golaço você precisa se preparar e se dedicar. Com o publicitário é do mesmo jeito”, acrescentou.

 Outro publicitário, Bruno Barra reforçou que usar as ferramentas disponíveis no mercado para estabelecer um relacionamento entre empresa e consumidor é um dos pontos-chave. Além disso, os profissionais explicaram que, nas agências publicitárias, não há limites entre a propaganda e a promoção. Eles afirmam que as atividades caminham lado a lado. A atenção deve ser dada aos limites que o consumidor impõe.

 A agência, neste caso, enfrenta o desafio de oferecer a ele o que precisa e deseja de um produto. “Menos do cliente e mais do consumidor”, acrescentou Bruno Barra. Ele e Mauro Assis apontaram que o mercado para alunos de comunicação social deve partir de atenção ao consumidor. “Se nosso trabalho é comunicar o que a marca tem a dizer para o público alvo, precisamos nos dedicar a compreender como ele pensa e como ele se comporta. Caso contrário, nossa comunicação seria ineficiente e não cumpriria o objetivo que foi proposto pela marca inicialmente”, reforçou Barra.

Pontos de vista

A estudante de publicidade Raylane Bendôr, 21 anos, considerou que existem grandes exemplos profissionais no Distrito Federal. “Não precisamos dessa experiência em outro estado”, comenta. Na visão dela, ter exemplos de sucesso na profissão e dicas serve como inspiração. “Eles fazem com que pensemos fora da caixinha. Não é só vender produtos, mas também life style e identidade”, explica.

 Conhecer o consumidor, filtrar as informações e aprofundar o conhecimento em uma área específica de acordo com o ambiente acadêmico e profissional são fatores importantes que a estudante Letícia Pereira, 19 anos, estudante do terceiro semestre de publicidade, considerou durante a palestra realizada. O universitário Gabriel Oliveira, 22 anos, se interessou em aprender como o mercado cobra do profissional e de que forma a criatividade e a responsabilidade com o cliente são fatores essenciais. “Eu aprendi a buscar o possível para me empenhar no que faço, procurando aprendizado não só dentro da sala de aula, mas, também, em outros lugares onde posso enriquecer o meu conhecimento.”

Por Beatriz Souza e Thaís Batista

Fotos: Beatriz Souza

Sob supervisão de Isa Stacciarini

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