Curta “Três canções para Benazir” traz esperança

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O curta-metragem Três canções para Benazir é uma produção de 22 minutos indicada ao Oscar 2022 de Melhor Curta-metragem em documentário. A obra retrata a história do Afegão Shaista, um jovem recém-casado e à espera de um filho. A trama gira em torno da realidade vivida pelo protagonista e sua família, que sobrevivem através da venda de tijolos em um campo de refugiados no Afeganistão.

Confira o trailer oficial do curta:

Insatisfeito com a sua condição de vida, o jovem carrega dentro de si a ambição de servir o exército afegão com intuito de trazer melhorias à sua família, principalmente à sua esposa e seu filho. No entanto, ao declarar para seus familiares o desejo de se alistar, Shaista é extremamente criticado, principalmente por seu pai, que é contrário à decisão, pois acredita que o alistamento pode colocar em risco toda a família. 

Três Canções para Benazir aborda a realidade da guerra e de refugiados (Imagem: Divulgação/Netflix)

Um olhar esperançoso em meio à guerra

Elizabeth Mirzaei e Gulistan Mirzaei são um casal de cineastas conhecidos mundialmente por suas produções de documentários, e, nesta trama, além de mostrar a realidade dos refugiados no Afeganistão, os diretores também focaram em trazer à tona o outro lado da moeda; o olhar esperançoso do jovem Shaista, que aprecia os momentos felizes da vida e alimenta dentro de si o sonho de mudança mesmo em um cenário de tanto caos e tristeza. 

Além de abordar as diversas dificuldades, o documentário exibe várias cenas em que os moradores do campo de refugiados se divertem, principalmente a esposa de Shaista (Benazir), que escuta o jovem dedicar canções para ela, fato esse que deu origem ao nome da produção: Três canções para Benazir. 

O curta é um dos indicados na cerimônia do Oscar (Imagem: Divulgação/Netflix)

Duração

Com 22 minutos de duração, ao terminar o filme, as considerações finais da maioria dos telespectadores é que o tempo aparenta ser particularmente curto para uma temática tão interessante e sensível, o que acaba deixando a impressão que a história poderia ter sido mais explorada. No entanto, apesar da duração curta, o filme não deixa de ser uma bela produção, que aborda a realidade dos refugiados através de um olhar de muita sensibilidade e esperança.  

Ficha técnica:

Elenco: Shaista Khan, Benazir Khan

Direção: Elizabeth Mirzaei, Gulistan Mirzaei 

Gênero: Documentário

Duração: 22 min

Data de lançamento: 2 de junho de 2021 (mundial)

País de origem: Afeganistão 

Emissora: Netflix.

Classificação etária: 16 anos.  

Por Lorena Rodrigues
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress