Encanto traz magia, música e diversão e é indicado em três categorias do Oscar

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Com um surpreendente sucesso de bilheteria e aclamadas críticas, tendo 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme de animação Encanto tem proporcionado muito entretenimento e emoção ao público de todas as idades. A mais nova produção da Walt Disney Pictures e Walt Disney Animation Studios agrada o espectador tanto pela beleza visual da animação, com cores vivíssimas e elementos de fantasia, quanto pelo conjunto de músicas da obra.

Assista ao trailer oficial:

O longa é dirigido pelos norte-americanos Byron Howard e Jared Bush, o segundo também bastante conhecido pelo seu trabalho de codireção em Zootopia. As músicas de Encanto fazem enorme sucesso graças ao compositor Lin-Manuel Miranda, que estrelou o musical Hamilton e fez um ótimo trabalho com as canções para a animação. “Não Falamos do Bruno” se tornou uma das mais populares, com direito até a viralizar na rede social TikTok.

Encanto foi indicado a três Oscar, o de Melhor Filme de Animação, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, pela música “Dos Oruguitas”. A obra foi lançada em 25 de novembro de 2021 e está disponível na plataforma de streaming Disney+.

Enredo

O filme conta a história da especial família Madrigal, onde cada membro é dotado de um poder mágico diferente, seu dom, para cuidar da harmonia da casa encantada e da pequena vila onde vivem. Todos, menos Mirabel Madrigal, a destemida protagonista que deseja fazer a diferença na família, mesmo sendo a única sem uma habilidade especial.

A família Madrigal possui dons mágicos, menos Mirabel (Imagem: Divulgação/Disney)

Os Madrigal foram abençoados com um milagre, uma magia para protegê-los de qualquer perigo. Quando Mirabel percebe que esse poder está ameaçado e a segurança de sua família abalada, ela tenta fazer de tudo para evitar o pior.

Por mais que Encanto seja um conto repleto de fantasia, traz problemáticas reais enfrentadas no dia-a-dia: a pressão e o peso da expectativa para que se seja alguém prestativo ou perfeito para os outros, a solidão e sensação de não-pertencimento a algum lugar e o auto isolamento são alguns exemplos, todos superados na história pela forte união e amor familiares.

Quando é chegado o momento da solução do problema na história, o filme parece tê-la entregado rápido demais. Relações há muito instáveis, são consertadas quase que instantaneamente e o conflito encerra-se abruptamente. Apesar disso, Encanto foi bem sucedido em passar as lições desejadas, de confiança, união e apoio familiar, e por isso é indicado para toda a família.

Mais representatividade

Já faz um tempo que a Disney aposta em uma maior representatividade de nações ao redor do mundo. Viva! A vida é uma festa teve enorme sucesso ao retratar a cultura do México, e Moana ao fazer o mesmo com a cultura da Polinésia. O estúdio de animação tem, aos poucos, buscado apresentar histórias de coragem e superação com personagens de várias raças e corpos de diferentes padrões. Com Encanto não foi diferente: por mais que não esteja muito claro ao assistir ao filme, a história se passa na Colômbia.

É interessante observar a nova abordagem que os estúdios Disney têm adotado de mesclar a língua inglesa (original) com a língua do povo retratado em questão, de forma a trazer ainda mais a representatividade e tornar o público imerso naquela cultura, de maneira mais realista. No caso de Encanto, vemos o uso do inglês e do espanhol.

 Madrigal

Ainda no intuito de tornar suas animações mais condizentes com a realidade e dar voz à cultura e aos povos retratados, a Disney vem buscando elencar dubladores de diversas partes do mundo. Grande parte do elenco de Encanto tem origem latina: Mirabel Madrigal tem a voz de Stephanie Beatriz, atriz argentina conhecida por sua interpretação da personagem Rosa Diaz na série americana de comédia Brooklyn 99.

O elenco ainda conta com a participação dos colombianos John Leguizamo (Bruno Madrigal), Maluma (Mariano Guzman), Maria Cecília Botero (Abuela Alma Madrigal), Carolina Gaitán (Pepa Madrigal), Mauro Castillo (Félix Madrigal), Angie Cepeda (Julieta Madrigal) e dos norte-americanos Rhenzy Feliz (Camilo Madrigal), Ravi Cabot-Conyers (Antonio Madrigal), Diane Guerrero (Isabela Madrigal), Adassa (Dolores Madrigal), Wilmer Valderrama (Agustín Madrigal) e Jessica Darrow (Luisa Madrigal).

Ficha Técnica:

Direção: Jared Bush e Byron howard

Roteiro: Charise Castro Smith, Jared Bush e Byron Howard

Duração: 102 min

Classificação indicativa: Livre

Elenco: Stephanie Beatriz, John Leguizamo, Jessica Darrow, Carolina Gaitan, Wilmer Valderrama, Ravi Cabot-Conyers, Maluma, Noemi Josefina Flores, Sarah-Nicole Robles, María Cecilia Botero, Mauro Castillo, Angie Cepeda, Diane Guerrero, Rhenzy Feliz, Adassa, Rose Portillo, Juan Castano e Hector Elias.

Gênero: Animação, Comédia, Fantasia, Família, Musical

Origem: Estados Unidos

Distribuidora: Walt Disney Pictures e Walt disney Animation Studios

Por Giovanna dos Santos Macedo de Souza
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress