Especial Grammy 2022: melhores da música

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Depois dos destaques do cinema serem celebrados na cerimônia do Oscar, chegou a vez de conhecer os nomes do ano na música. Neste domingo (3), a 64ª edição do Grammy anuncia os melhores do ramo musical, diretamente do MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, Estados Unidos. Recheado de estrelas entre os concorrentes, o evento é apresentado pelo comediante Trevor Noah e também conta com apresentações de inúmeros cantores e bandas. No Brasil, a cerimônia é transmitida pelo canal TNT.

O troféu desejado por inúmeros artistas, o Grammy (Imagem: Divulgação)

Destaques

Entre as indicações, os destaques vão para Olivia Rodrigo, única artista que concorre nas quatro principais categorias (álbum do ano, canção do ano, gravação do ano e artista revelação), e Jon Batiste, com 11 indicações no geral, o maior número da edição. Além da dupla, Billie Eilish, Doja Cat, Justin Bieber e Lil Nas X também tem os holofotes, já que também foram nomeados nas categorias de destaque, exceto revelação do ano.

A cerimônia – que estava marcada inicialmente para ocorrer no dia 31 de janeiro, em Los Angeles, mas foi adiada devido ao aumento de casos de Covid-19 nos Estados Unidos – foi mudada para Las Vegas, que recebe o evento pela primeira vez.

Como de costume, a premiação conta com novas caras, surpresas, ausências e também personagens da “velha guarda”. Entre as revelações, Olivia Rodrigo é o grande nome, mas vem bem acompanhada de Baby Keem, The Kid LAROI, Saweetie e FINNEAS (irmão de Billie Eilish). Entre os que ficaram de fora, Lana Del Rey, Miley Cyrus e Lorde são as que encabeçam a lista de esnobados.

Olivia, Billie, Justin, Doja e Lil Nas X são 5 dos 10 concorrentes na categoria de Melhor Álbum do Ano (Arte: Reprodução/G1)

Polêmica

Além delas, outro que ficou de fora foi Drake, mas por opção do próprio cantor. O canadense, que havia sido indicado em Melhor Álbum de Rap e Melhor Performance de Rap, pediu para que suas indicações fossem canceladas e teve o pedido aceito. O atrito entre o músico e a Academia vem de anos, já que Drake reclama do tratamento que artistas negros recebem, muitas vezes reduzidos a categoria de Rap, e não nas principais.

Brasil

Os brasileiros não estão em peso no Grammy 2022. A pianista Eliane Elias concorre em Melhor Álbum de Jazz Latino com seu projeto “Mirror Mirror”, gravado em parceria com Chick Correa e Chucho Valdés. Além dela, Ludmilla, Anitta e MC Lan tem participação indireta, já que participam do álbum “Music Is The Weapon (Reloaded)”, do grupo americano Major Lazer.

Votação

O sistema de indicações mudou para esta edição. Anteriormente, as decisões eram tomadas por um grupo de 15 a 30 especialistas com identidades desconhecidas, mas agora é feita pelos mais de 11 mil membros da academia. Outra mudança relevante foi o aumento nos indicados nas categorias principais, que passou de 8 para 10.

No principal prêmio da noite, de Melhor Álbum do Ano, os concorrentes são: Billie Eilish, Doja Cat, H.E.R., Jon Batiste, Justin Bieber, Kanye West, Lil Nas X, Olivia Rodrigo, Taylor Swift e a dupla Tony Bennett & Lady Gaga.

Confira a seguir, em ordem alfabética do artista, a análise da nossa equipe sobre cada um dos álbuns:

“Happier Than Ever” – Billie Eilish

Após vencer cinco prêmios na edição do Grammy Awards de 2020, incluindo Melhor Álbum Vocal Pop e Álbum do Ano com seu aclamado álbum de estreia “WHEN WE FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?”, Billie Eilish retorna com “Happier Than Ever”. Mais maduro e diverso que seu predecessor, o trabalho da cantora californiana é indicado novamente a “Melhor Álbum Vocal Pop” e “Álbum do Ano”.

Leia mais sobre Happier Than Ever

“Planet Her (Deluxe)” – Doja Cat

A rapper, cantora e compositora Doja Cat concorre em seis categorias com seu terceiro álbum de estúdio, Planet Her, e outros singles. Com 19 faixas, a artista reúne diversos nomes importantes da música em seu projeto, como The Weeknd, Ariana Grande, Gunna e SZA. Em seu trabalho mais recente, Doja demonstra ainda mais sua versatilidade e se consolida cada vez mais entre os principais nomes da atualidade, além de viralizar na rede social TikTok.

Leia mais sobre Planet Her (Deluxe)

“Back Of My Mind” – H.E.R.

Gabriela Wilson, mais conhecida como H.E.R., é um nome crescente da música e se estabiliza cada vez mais a cada projeto lançado, desta vez com seu primeiro álbum de estúdio, chamado Back of my Mind. Iniciado ainda em 2017, o novo trabalho da cantora é recheado de participações especiais, como Chris Brown, Bryson Tiller, DJ Khaled e Ty Dolla $ign. Assim, H.E.R. vem forte com oito indicações ao Grammy, prêmio que já venceu quatro vezes, além de 21 indicações. Aos 24 anos, a artista se consolida ainda mais como uma das principais vozes da atualidade.

Leia mais sobre Back Of My Mind

“We Are” – Jon Batiste

Com onze indicações, Jon Batiste é o maior indicado nesta edição do Grammy. O pianista ganhou protagonismo na cerimônia e é tido como favorito em diversas frentes. O artista concorre tanto com seu oitavo álbum de estúdio, We Are, quanto pelo trabalho de co-autoria na trilha sonora da animação “Soul”, da Disney. Considerado por Batiste como o mais significativo de sua carreira, o álbum é tido por ele como uma representação de sua vida e aborda sonoridades do R&B, soul, jazz, funk, hip-hop, gospel e pop.

Leia mais sobre We Are

“Justice (Triple Chucks Deluxe)” – Justin Bieber

Nome de sucesso no pop há uma década, o cantor canadense Justin Bieber concorre em oito categorias com seu novo álbum. Presença constante no Grammy, com 22 indicações, o artista só ganhou o prêmio duas vezes, mas pretende mudar o cenário na edição de 2022. Seu novo álbum, Justice (Triple Chucks Deluxe), foi lançado há mais de um ano atrás, em 19 de março de 2021, e conta com 22 músicas, chegando ao total de 65 minutos de duração.

Leia mais sobre Justice (Triple Chucks Deluxe)

“Donda” – Kanye West

Um dos principais nomes da música na década, Kanye West construiu sua carreira em meio a sucessos, polêmicas e vitórias no Grammy. Com 22 prêmios na bagagem, Ye concorre a mais cinco na atual edição, uma delas como produtor e as outras em seu álbum mais recente, Donda, feito em homenagem a sua mãe, que faleceu em 2007. Com participação de nomes novos e clássicos da música, West traz um elenco estrelado para seu projeto, mesmo em meio a críticas negativas e situação conturbada em sua vida pessoal. 

Leia mais sobre Donda

“Montero” – Lil Nas X

Bombando nas paradas desde seu sucesso com Old Town Road em 2019, Montero Lamar Hill, o Lil Nas X, concorre em 4 categorias do Grammy com seu novo álbum, que leva seu nome no título, “Montero”. O projeto de 15 músicas conta com diversas participações especiais, incluindo Elton John, Miley Cyrus, Doja Cat e Jack Harlow, que está com Nas X na faixa Industry Baby, principal destaque do trabalho. Em 2022, o cantor espera aumentar as vitórias no Grammy, que já conta com dois triunfos em seis indicações passadas.

Leia mais sobre Montero

“Sour” – Olivia Rodrigo

Com apenas 19 anos, Olivia Rodrigo conquistou sete indicações ao Grammy 2022, fato surpreendente ao considerar a ainda curta carreira da cantora. Marcadas por letras honestas e cheias de emoção, suas músicas bateram recordes de ouvintes nas plataformas de streaming. Seu primeiro álbum de estúdio, o SOUR, concorre ao álbum do ano, e marca uma nova geração de jovens artistas ambiciosos. 

Leia mais sobre SOUR

“Evermore” – Taylor Swift

Após três vitórias no Grammy de Álbum do Ano, Taylor Swift está mais uma vez indicada na categoria, desta vez com seu nono álbum de estúdio, Evermore, que tem 15 faixas e 3 participações especiais, The National, HAIM e Bon Iver. Todas as 15 músicas entraram para a lista Billboard ‘s Hot 100, mesmo o álbum tendo sido um lançamento surpresa, anunciado apenas dezesseis horas antes do lançamento. O disco contém música de rock alternativo, folk-pop e chamber rock. As letras abordam amor, traição, problemas mentais e até assassinato.

Leia mais sobre Evermore

“Love For Sale” – Tony Bennett & Lady Gaga

Love For Sale é a segunda parceria da lenda do pop Lady Gaga e do célebre Tony Bennett. O disco foi indicado a 6 categorias de premiação do Grammy de 2022, sendo um dos favoritos para a indicação de “Álbum do Ano”. O álbum é descontraído, contagiante e evidencia a conexão dos dois cantores, que se divertem durante as gravações. A obra marca a despedida de Tony Bennett dos palcos, encerrando, aos 95 anos de idade, sua gloriosa carreira de 72 anos na caminhada.

Leia mais sobre Love For Sale

Por Arthur Ribeiro, Henrique Fregonasse, Giovanna dos Santos Macedo de Souza, Alexya Lemos, Andrés Ruiz, Valentina Lisboa, Evellyn Paola, Luiza Guido, Maria Clara Britto e Luana Nogueira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress