Filme nacional premiado “O Estranho” narra histórias de funcionários do Aeroporto de Guarulhos 

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O longa “O Estranho”, que teve destaque no festival de Berlim, dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon, chegou às telonas brasileiras. No Cine Brasília, tem sessão única, nesta quarta (25), às 16h.

O filme, que mistura ficção e documentário, narra a rotina de funcionários do aeroporto internacional de Guarulhos e suas conexões com o lugar antes de sua construção. 

Foto: Divulgação 

Assista ao trailer de “O Estranho”

Território indígena

A trama se passa no maior aeroporto do país e da América do Sul, Guarulhos, e conta por meio de seus personagens a história de construção do aeroporto, contrastando o antes e depois, da selva de pedra sobreposta no território indígena, fazendo um paralelo a todo tempo com as matas ao redor e o barulho de decolagem. 

O filme aborda a espiritualidade e religião dos personagens com o lugar que antes era território indígena e também habitado por diversas famílias, incluindo a da protagonista, Alê.

Ela se relaciona com uma mulher ligada a uma religião de matriz africana e busca compreender aquele lugar pela visão dela, e que se vê presa em um dilema de mudança. 

 Além da memória afetiva, a narração também retrata a vida corrida e o cotidiano do trabalhador, sendo ela muitas vezes desgastante, frustrante e acelerada. A trama mostra o dia a dia dos personagens e o contraste que é sempre estar no mesmo lugar enquanto ao seu redor as pessoas têm destinos diferentes o tempo todo. 

Foto: divulgação 

Entretanto a narração vai se perdendo com o passar do filme, vai se tornando algo monótono e perdido.

As tentativas das diretoras são de bom tom, mas acabam se perdendo com o destino de seus personagens, os tornando sem rumo narrativo.

Porém a sonoplastia do filme é um ponto de destaque, e te faz sentir imerso nos ambientes apresentados, principalmente aqueles ao ar livre.

Ao final, vai-se transformando em documentário com diversas entrevistas com mulheres indígenas da região de Guarulhos são mostradas, mas parecem perdidas na trama, com um conteúdo formidável sobre suas vivências, histórias de vida e conexão com as áreas ainda protegidas. 

Por Anna Carolina Oliveira*

A repórter assistiu à pré-estreia a convite da Sinny

Foto e trailer: Divulgação

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress