O longa “O Estranho”, que teve destaque no festival de Berlim, dirigido por Flora Dias e Juruna Mallon, chegou às telonas brasileiras. No Cine Brasília, tem sessão única, nesta quarta (25), às 16h.
O filme, que mistura ficção e documentário, narra a rotina de funcionários do aeroporto internacional de Guarulhos e suas conexões com o lugar antes de sua construção.
Assista ao trailer de “O Estranho”
Território indígena
A trama se passa no maior aeroporto do país e da América do Sul, Guarulhos, e conta por meio de seus personagens a história de construção do aeroporto, contrastando o antes e depois, da selva de pedra sobreposta no território indígena, fazendo um paralelo a todo tempo com as matas ao redor e o barulho de decolagem.
O filme aborda a espiritualidade e religião dos personagens com o lugar que antes era território indígena e também habitado por diversas famílias, incluindo a da protagonista, Alê.
Ela se relaciona com uma mulher ligada a uma religião de matriz africana e busca compreender aquele lugar pela visão dela, e que se vê presa em um dilema de mudança.
Além da memória afetiva, a narração também retrata a vida corrida e o cotidiano do trabalhador, sendo ela muitas vezes desgastante, frustrante e acelerada. A trama mostra o dia a dia dos personagens e o contraste que é sempre estar no mesmo lugar enquanto ao seu redor as pessoas têm destinos diferentes o tempo todo.
Entretanto a narração vai se perdendo com o passar do filme, vai se tornando algo monótono e perdido.
As tentativas das diretoras são de bom tom, mas acabam se perdendo com o destino de seus personagens, os tornando sem rumo narrativo.
Porém a sonoplastia do filme é um ponto de destaque, e te faz sentir imerso nos ambientes apresentados, principalmente aqueles ao ar livre.
Ao final, vai-se transformando em documentário com diversas entrevistas com mulheres indígenas da região de Guarulhos são mostradas, mas parecem perdidas na trama, com um conteúdo formidável sobre suas vivências, histórias de vida e conexão com as áreas ainda protegidas.
Por Anna Carolina Oliveira*
A repórter assistiu à pré-estreia a convite da Sinny
Foto e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira