O ano é de 1973, quando jovens se encontram pela primeira vez em San Fernando Valley, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em um ambiente escolar. A narrativa se baseia no desenrolar de um romance entre Gary Valentine, (Cooper Hoffman), de 15 anos, e Alana Kane (Alana Haim), uma mulher dez anos mais velha. O filme foi escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, cineasta americano conhecido na contemporaneidade pelos seus longa-metragens e por suas indicações ao Oscar em filmes como Magnólia e Boogie Nights. Seu trabalho atual, Licorice Pizza, foi indicado em três categorias: melhor filme, melhor roteiro original e melhor diretor. Apesar de se tratar de um filme que se passa no século passado, o longa foi lançado em 2021 nos Estados Unidos e veio para o Brasil em 2022.
Confira o trailer oficial do longa:
Figurinos, música e elementos externos
Como a história tem um cenário dos anos 70, as roupas não seriam diferentes. O filme aposta em um figurino que remete aos jovens do século passado e traz nostalgia às telas. Mark Bridges, figurinista do longa, trabalhou com peças de brechó e reconstruiu muitas outras, trazendo essa ideia de vestimentas vintage. Já a trilha sonora, também muito presente na obra, foi marcada por nomes da década de 70, como Nina Simone, The Doors e David Bowie, ilustrando e dando ênfase aos dilemas do próprio filme.
Por trás das telas
O longa apresenta alguns trechos do panorama da época, como a crise do petróleo, que começou no ano de 1970. A tensão em questão se inicia ao descobrirem que esse recurso natural não era renovável, valorizando o produto e levando a lotação de postos, a falta de combustível e ao aumento da gasolina. Em algumas cenas, como a que o ator Bradley Cooper faz sua aparição, fica clara a disputa pela gasolina e a escassez do recurso.
Essa situação da época também foi importante para contextualizar a interferência do petróleo nos negócios de um dos atores principais, Gary Valentine, já que o menino de 15 anos se transforma em um empresário que vende colchões de água, que tem o petróleo como principal produto.
Pôster de Licorice Pizza (Imagem: Divulgação/Universal)
Gary tem sua trajetória exposta durante o filme. Com muita ambição e certeza o menino corre atrás de se destacar no mercado empresarial após ser ator mirim. Junto com sua parceira de negócio, Alana, eles descobrem suas diferentes prioridades e personalidades, se tornando cada vez mais próximos, mas também se mostrando cada vez mais distintos.
Construção cinematográfica
A obra apresenta duas horas de duração, podendo ser uma questão para quem não tem o costume de ver filmes longos. Além disso, tem uma pegada mais lenta e acessível, foca mais no dia a dia dos personagens e foge de um enredo muito pesado.
Alana, uma das protagonistas, é a personagem que se demonstra perdida e a que o filme mais presta atenção, mostrando fortemente sua visão de como é acompanhar a vida de uma pessoa mais jovem e como lidar com suas inseguranças, ciúmes e vontades.
O filme tem atuações surpreendentes com atores que não são conhecidos nas telas do cinema. O casal principal consegue atuar com muita facilidade e trazem para as cenas fluidez e facilidade de comunicação, conseguindo atingir um público muito grande com muito carisma. O filme com sua acessibilidade, se torna um bom filme, mas com sua duração, se torna cansativo.
O filme conta com um tom vintage para retratar a época na qual se passa (Imagem: Divulgação/Universal)
Impressões
Em suma, a obra cinematográfica é marcada por diversas opiniões controversas. Quando lançado, foi muito esperado pelos espectadores e conquistou a atenção do público com suas premiações; três categorias do National Board of Review, cinco do Atlanta Film Critics Circle e sendo nomeado a oito categorias do Critics’ Choice Awards e, agora, o filme concorre ao Oscar.
Os espectadores acreditam, de acordo com a diversidade de filmes indicados ao principal prêmio do cinema, que as chances são pequenas de um prêmio. Apesar de ter conquistado o público, outros filmes aparecem como favoritos aos prêmios, o que pode diminuir as chances de um filme como Licorice Pizza levar o Oscar.
Ficha técnica:
Filme: Licorice Pizza
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama; Comédia; Romance
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Cooper Hoffman, Alana Haim, Sean Penn, Bradley Cooper
Produção: Adam Somner; Sara Murphy; Paul Thomas Anderson
Distribuição: Universal Pictures
Por Gabriela Vieira
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira