Lançado na última sexta-feira (1), o álbum ATTENTION: MILEY LIVE traz regravação dos maiores hits de todas as épocas da carreira de Miley Cyrus e homenageia clássicos do rock. Após um ano e meio desde seu último lançamento, a cantora decidiu usar gravações dos seus últimos shows e formar um álbum ao vivo, algo que ela nunca havia feito antes em sua discografia. A coletânea está disponível em todas as plataformas musicais da web.
Tracklist do primeiro álbum ao vivo da cantora (Imagem: Divulgacão)
O álbum foi gravado em um show da artista em Los Angeles, Califórnia, sua cidade natal. A setlist conta com duas músicas nunca lançadas e mais dezoito regravações. “Eu perguntei pro meu público quais músicas eles queriam me ver performar nos próximos shows, e essa foi a setlist que vocês criaram!”, afirma Miley em seu vídeo de divulgação do álbum.
Em março, ela trouxe a turnê para a América do Sul, inclusive ao Brasil, quando se apresentou no festival Lollapalooza 2022, no dia 26 de março, na cidade de São Paulo. O lançamento do disco foi anunciado no show em terras brasileiras, sendo esse o último da turnê. Momentos marcantes e inusitados marcaram a recém vinda de Miley ao Brasil: sua homenagem a Taylor Hawkings (falecido baterista da banda Foo Fighters, e amigo da cantora) com a música Angels Like You; um pedido de casamento entre fãs no palco; e até dueto com Anitta do single da brasileira Boys Don´t Cry.
Miley e Anitta no Lollapalooza 2022. (Imagem: Reprodução/Twitter)
Sonoridade
Apesar de ser gravado ao vivo, a sutil edição de som do Miley Live aparenta ser sem cortes, ao conectar o fim e o início de cada faixa. Os gêneros musicais são abordados de forma variada, sendo que Cyrus já explorou do country ao eletrônico em seus projetos. No show, as músicas de hip hop e pop, levam elementos do rock, principalmente a guitarra e a bateria, ao invés dos sintetizadores presentes nas originais. Além disso, os vocais de Miley Cyrus se destacam no cenário da música atual por sua dicção clara e timbre grave – perfeito para músicas como Nothing Else Matters, do Metallica, cujo cover ela fez.
Músicas marcantes
As faixas 7 Things e Party In The USA marcaram a infância do público jovem adulto da cantora, lançadas em 2008 e 2009, época em que ela ainda interpretava Hannah Montana na série de mesmo nome da Disney. Nas versões atuais ao vivo, a voz parece mais madura; e ainda que tenha cantado-as inúmeras vezes, Miley transmite ao ouvinte a mesma disposição e presença de palco de sempre. The Climb, parte da trilha sonora de Hannah Montana: O Filme (2009), é uma das músicas mais pessoais e marcantes da artista – e até hoje, uma das mais populares de sua discografia.
Miley em Hannah Montana: O Filme. (Imagem: Disney)
O álbum mais presente na coletânea é o Bangerz (2013), que representa o momento definitivo da transição de sua carreira para uma fase mais rebelde e identitária. As músicas 23, (SMS) Bangerz e 4×4 dão som à essa fase sensual, festeira e, acima de tudo, polêmica que Miley explorou em 2013.
High, Never Be Me e Plastic Hearts representam o mais recente álbum da compositora: o Plastic Hearts (2020), que trouxe Miley de vez ao rock.
As duas músicas inéditas no álbum são as originais ATTENTION e You; a primeira com elementos eletrônicos pesados, e a segunda, uma balada romântica.
Miley Cyrus – ATTENTION (Official MILEY LIVE Album Trailer)
Contatos e influências
A filha de Billy Ray Cyrus esteve sempre inserida no meio musical devido à carreira do pai. Desse modo, Miley tem contato desde pequena com artistas da velha guarda, principalmente dos gêneros country e rock. O álbum novo homenageia alguns desses nomes em covers inovadores e reconstruídos de grandes sucessos dos anos 70 e 80.
A faixa Heart of Glass, da banda Blondie, eleva o nível da canção original com a presença da voz forte e definida de Cyrus. A também compositora vem explorando o rock constantemente, e seu timbre e alcances vocálicos comprovam que esse é o gênero que mais favorece sua voz. A versão de Miley da música citada fez sucesso nas plataformas e se popularizou no TikTok, ao comparar os vocais da vocalista do Blondie com os de Miley.
Miley Cyrus – Heart Of Glass (Live from the iHeart Festival)
Maybe é outro cover presente, dessa vez da cantora Janis Joplin; onde o rock clássico faz cada vez mais sentido na sonoridade da cantora. Em seguida, o cover de Dolly Parton (madrinha de Miley) da música Jolene marca o álbum com o country. A autora do Plastic Hearts também honra Madonna com a regravação da faixa clássica Like a Prayer.
Mashups
Uma novidade que Cyrus trouxe é a presença de mashups na discografia, ao misturar clássicos do rock a suas músicas autorais, como em We Can´t Stop x Where´s My Mind. Nessa última, o marcante arranjo de guitarra da banda Pixies encaixa perfeitamente com o hit de Miley e seus vocais graves.
We Can’t Stop X Where Is My Mind? (From ATTENTION: MILEY LIVE)
Em Bang Bang x See You Again, a produção conecta a introdução do sucesso de Lana Del Rey com o single do primeiro álbum de Miley. O destaque vai a Edge of Midnight, faixa com a participação direta de Stevie Nicks, ex-membro da banda Fleetwood Mac, na versão de estúdio. Ao vivo, o mashup combina perfeitamente os versos de Midnight Sky com o refrão de Edge of Seventeen.
Conexão com o público
O tempo fora dos palcos, e a volta esporádica dos shows afetaram Cyrus. Ao introduzir a performance ao vivo de Never Be Me, ela mantém na gravação um diálogo honesto com o público e afirma: “Estamos tentando entrar de novo numa realidade que andava tão rápido, tão naturalmente. E agora, algo que era pra ser como respirar, de repente é difícil e causa ansiedade.” ATTENTION: Miley Live é um ato de gratidão aos fãs por parte da cantora. O disco celebra inspirações e ícones da música, e acima de tudo, a conexão entre artista e público.
Por Luiza Guido