“The Alto Knights: Máfia e Poder” é um filme biográfico de crime e drama que chegou aos cinemas na última quinta-feira(20/03). Dirigido por Barry Levinson e escrito por Nicholas Pileggi, o longa é estrelado por Robert De Niro, que assume os papéis dos mafiosos Vito Genovese e Frank Costello.
O elenco também conta com Debra Messing, Cosmo Jarvis e Kathrine Narducci.
Confira o trailer
O filme retrata a tumultuada amizade e subsequente rivalidade entre os chefes da máfia ítalo-americana Vito Genovese e Frank Costello na Nova York dos anos 1950.
A narrativa explora a ascensão e queda desses dois poderosos líderes do crime organizado e destaca suas diferenças de temperamento e visão sobre como conduzir os negócios ilícitos.
De Niro
Robert De Niro, um dos atores mais aclamados de sua geração, possui uma carreira marcada por performances icônicas em filmes de máfia. Ganhador de dois Oscars, por “O Poderoso Chefão: Parte II” (1974) e “Touro Indomável” (1980), De Niro consolidou sua reputação ao interpretar figuras complexas do crime organizado em obras como “Os Bons Companheiros” (1990) e “Cassino” (1995).
Em “The Alto Knights: Máfia e Poder”, ele enfrenta o desafio inédito de interpretar simultaneamente os rivais Vito Genovese e Frank Costello.

No filme vencedor do Oscar de Melhor Filme “Os Infiltrados” (2006), dirigido por Martin Scorsese, a figura de Frank Costello também é retratada como figura central, dessa vez, interpretado por Jack Nicholson.
No longa de 2006, Costello possui uma personalidade marcada por um comportamento violento e imprevisível, equilibrando momentos de humor negro com ações agressivas.
Estrategista
Estrategista
No entanto, o retrato feito no último lançamento da Warner é o oposto se comparado com seu antecessor. Aqui, Frank é um chefe da máfia cauteloso, estrategista, frio e está sempre evitando o conflito com o imprevisível Vito Genovese.
A direção de Barry Levinson não hesita em apresentar cenas de violência de maneira forte e impactante. O filme retrata o submundo do crime a partir da brutalidade gerada pelas disputas de poder entre os mafiosos. Embora o conflito seja orquestrado nos bastidores, a narrativa mostra uma visão crua das consequências de uma vida dedicada ao crime.
O longa se destaca pela ambientação meticulosa, recriando a Nova York dos anos 1950 de maneira convincente. Os figurinos refletem com precisão a moda da época, enquanto os cenários urbanos transportam o espectador para o período retratado.
Atuação
As atuações, por sua vez, são outro ponto forte do filme, Robert De Niro oferece uma performance notável ao interpretar os mafiosos Vito Genovese e Frank Costello, personagens com personalidades distintas. Sua capacidade de interpretar personagens característicamente opostos mudando a forma de falar, andar e até mesmo de se expressar impressionam. Além de De Niro, o elenco de apoio também contribui significativamente para o filme. Debra Messing, Cosmo Jarvis e Kathrine Narducci realizam bem a função de orbitar os personagens principais.
O filme, porém, apresenta uma narrativa verborrágica e marcada por diálogos explicativos feitos por personagens que aparentam ser autoconssientes de seu lugar dentro do filme. Essa abordagem resulta em uma obra que apresenta momentos cansativos que comprometem a fluidez da estrutura narrativa.
O uso excessivo flashbacks e a narração constante que tenta a todo momento justificar a rivalidade entre Vito e Frank são outros pontos que também deixam alguns momentos artificiais e enjoativos.
Ficha Técnica
Título Original:The Alto Knights
Direção:Barry Levinson
Roteiro:Nicholas Pileggi
Elenco:Robert De Niro (Vito Genovese / Frank Costello), Debra Messing (Bobbie Costello), Cosmo Jarvis (Vincent Gigante), Kathrine Narducci (Anna Genovese), Michael Rispoli (Albert Anastasia)
Gênero: Biografia, Crime, Drama, Suspense
Duração:2h03
Classificação Indicativa:16 anos
Por Pedro José Borges
Assistiu ao filme a convite da Espaço/Z
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira