Nos dias 24, 25 e 26 de junho, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade JK dará espaço para o Festival do Japão, maior evento de cultura nipônica do Centro-Oeste. O festival voltará a Brasília, com pratos típicos da gastronomia japonesa e atrações especiais.
O evento tem como objetivo de reunir todas as associações nipo-brasileiras e grupos culturais da região em um único e grande projeto, através de três dias de imersão, mostrando o orgulho dos descendentes e imigrantes japoneses pela cultura nipônica.
Com programações das 10h às 22h, a meia-entrada custa R$10,00. Os ingressos solidários, com a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis garante meia-entrada. Compre seu ingresso antecipadamente no site: https://www.sympla.com.br/evento/festival-do-japao-brasilia-10-anos/1604033
Para esta edição comemorativa de 10 anos, estão confirmados shows de artes marciais e música, concurso de beleza, feiras e o cardápio oriental por restaurantes brasilienses. Goemon, Kobe Restaurante, Katsu Lamen, Donburi e Rosa Takematsu estarão no evento, trazendo delícias como yakisoba, sashimis, tempurás, manjus, mochis, dorayakis e taiyaki.
A mostra cultural contará com apresentações folclóricas como odori (dança tradicional), koto (cítara), demonstrações de kobudo (artes marciais com armas). Além disso, o festival contará com exposição de arte oriental, workshops de ikebana (arranjos florais), sumi-ê (pintura monocromática), shodô (caligrafia artística) e artist’s alley (exposição de arte).
Nos três dias, haverá desfile e concurso de fantasias de cosplay, atividade lúdica que consiste em atuar como personagem real ou ficcional, como personagens de animes, mangás, e jogos. Serão mais de 4 mil reais em prêmios.
No sábado (25/06), os visitantes poderão se encantar com a beleza das candidatas a Miss Nikkei Distrito Federal 2022, concurso que tem como objetivo exaltar a beleza nipônica feminina. Neste dia, será realizado o desfile e a coroação.
Os destaques da música são o grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, que fará um grande show com o milenar tambor japonês de batida forte; o cantor e compositor, Joe Hirata; e o grupo Min, praticante de Minyō (músicas folclóricas japonesas).
O Festival do Japão volta ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, após ocupar o Clube do Congresso e arredores em formato menor e com o nome de Feira do Japão, em 2021. A edição deste ano promete manter a tradição de sempre e, ainda, com mais segurança.
Por Maria Tereza Castro
Fotos: Divulgação/Festival do Japão
Supervisão: Luiz Claudio Ferreira