6ª temporada de Rick e Morty aborda saúde mental e passado traumático de protagonista

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A sexta temporada da série norte-americana Rick e Morty chega ao HBO Max estrelada por Justin Roiland, que é o dublador dos dois personagens principais. O show, criado pelo próprio Roiland em parceria com Dan Harmon para o Adult Swim, volta após um ano com mais 10 episódios das aventuras interdimensionais da dupla.

Assista o trailer: Rick And Morty – 6ª Temporada | Trailer Oficial | HBO Max

A nova temporada começa imediatamente após o fim da última e traz seus protagonistas em uma situação inesperada após o último episódio. Com o ataque de Evil Morty, versão alternativa do protagonista, à Cidadela dos Ricks, Rick e Morty são deixados à deriva no espaço, sem o auxílio de sua arma de portais, que foi alterada pelo vilão. Essas circunstâncias enfraquecem Rick e fazem com que a temporada demonstre um herói mais frágil, o forçando a lidar com seus problemas sem a ajuda de suas invenções.

Rick acaba tendo que passar mais tempo com sua família e lidar com seu medo de intimidade, causado por traumas do passado que ele agora busca enfrentar. O primeiro episódio, intitulado “Solaricks”, traz seus protagonistas voltando às suas realidades de origem e obrigando Rick a enfrentar a fonte de sua tormenta, o assassinato de sua família.

Rick levando presentes para a família no episódio final da temporada; foto por: Adult Swim

Novo vilão

Após enfrentar (e ser derrotado) pelo grande vilão da série até então (Evil Morty), Rick se encontra com a possibilidade de achar o homem que matou sua família após localizá-lo em uma realidade paralela. A versão alternativa maligna do protagonista se mostra como a fonte de todo o sofrimento que ele enfrentou ao longo das seis temporadas e o grande desafio para que o personagem alcance a paz interna que busca.

O vilão, que já havia sido retratado na série por meio de flashbacks do momento em que ele assassina Diane, mulher de Rick, e Beth, sua filha, finalmente aparece em pessoa. Essa primeira aparição traz grandes revelações para a série e inicia um novo arco para os protagonistas, em que Rick busca sua vingança.

Saúde Mental

Uma caraterística de Rick já conhecida pelos fãs é seu desdém da psicologia e de sua real efetividade sobre a saúde mental de alguém. No episódio 8 da temporada, “Analyze Piss”, Rick finalmente aceita receber ajuda psicológica para entender seus constantes problemas que o atormentam desde antes do primeiro episódio da série.

Em um dos mais icônicos episódios da série, “Pickle Rick”, da terceira temporada, a família Smith decide buscar ajuda de uma psicóloga, Dra. Wong (Susan Sarandon), mas Rick se recusa, se transformando em um pickles para poder faltar a sessão. Depois de três temporadas, Rick sucumbe aos pedidos de seus familiares e conversa com a doutora sobre seu egocentrismo e sua constante depressão.

O episódio acaba fazendo com que Rick se identifique com a tormenta de um antagonista e se encontre em uma aventura para poder dar à outra pessoa o status de herói da história. O roteiro aborda bem a aceitação de Rick com o tema e a odisseia do personagem o transforma, ao menos momentaneamente, em uma pessoa mais altruísta.

Referências

Como já é costume na série, um dos grandes destaques da nova temporada são as referências a grandes filmes e séries da cultura pop. O segundo episódio, “Rick: A Mort Well Lived”, traz Summer tendo que enfrentar terroristas que atacam o fliperama onde os personagens se encontram. O vilão do episódio, interpretado por Peter Dinklage, se diz fã do filme “Duro de Matar” e é claramente inspirado pelo vilão do filme, Hans Gruber. Summer por outro lado assume o papel do protagonista John McClane, tendo que lidar com os terroristas individualmente sem poder contar com a ajuda de Rick e Morty.

O episódio 4, “Night Family”, primeiro episódio de terror da série, é inspirado no filme “Nós”, do diretor Jordan Peele. O episódio traz a família Smith tendo que lidar com as ações da família noturna, identidades alternativas da família que são ativadas durante a noite para fazer tarefas que os personagens buscam evitar, como lavar a louça ou se exercitar.

Poster da paródia de Duro de Matar, com Summer no lugar de John McClane; foto por: Adult Swim

Estrelas Convidadas

As participações especiais de estrelas dublando personagens na série vem se tornando cada vez mais comuns. A sexta temporada traz Peter Dinklage, ator de Game of Thrones, como sua primeira estrela na paródia de Duro de Matar.

Apesar da presença de Dinklage na temporada, Rick e Morty fazem uma paródia da série estrelada pelo ator no episódio 9, “A Rick in King Mortur’s Mort”. Quem participa desse episódio são os atores Daniel Radcliffe e Jack Black, que vivem cavaleiros de uma civilização medieval que governa os planetas do sistema solar.

Outras participações vem no episódio 6, “Juricksic Mort”, que traz o criador da série, Dan Harmon ao lado do cantor Jason Mraz e da atriz Lisa Kudrow, famosa pela personagem Phoebe no show “Friends”, interpretando três dinossauros que voltam à terra para lidar com os problemas causados pelos humanos após a morte dos outros de sua espécie.

Além dessas participações inéditas, Susan Sarandon retorna como a Dra. Wong, psicóloga recorrente da família Smith, e Keith David volta mais uma vez como o presidente dos Estados Unidos, que já foi antagonista e aliado dos personagens principais.

Próxima temporada

A sétima temporada ainda não tem previsão de lançamento de acordo com o Adult Swim. Com a sexta sendo lançada um ano após o final da quinta, a expectativa é que a série volte ao longo de 2023. Um dos criadores da série, Dan Harmon já declarou que pretende lançar uma temporada por ano após ser criticado anteriormente pela demora entre os lançamentos.

Ficha Técnica

Elenco: Justin Roiland, Chris Parnell, Spencer Grammer e Sarah Chalke

Roteiro: Albro Lundy, Alex Rubens, Anne Lane, Rob Schrab, Heather Anne Campbell, Nick Rutherford, James Siciliano e Scott Marder

Direção: Jacob Hair, Kyounghee Lim, Douglas Einar Olsen, Lucas Gray e Fill Marc Sagadraca

Origem: Estados Unidos

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

Gênero: Comédia e Ficção Científica

Distribuição: Warner Bros. Television

Por Henrique Sucena

Fotos: Divulgação

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress