Agências de modelos no DF dedicam-se à moda inclusiva

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Agências de modelos têm considerado a necessidade de inclusão de pessoas de diferentes características levando em conta necessidades físicas, sensoriais e psicológicas.

Foto: Fashion Inclusivo/Divulgação

Um desses projetos é a Fashion Inclusivo, que oferece treinamentos para desfiles para pessoas que queiram abraçar o mundo da moda.

Leia mais sobre inclusão

A presidente do projeto, Gloria Martins, afirma que o desejo de adotar essa prática surgiu dos ideais de mudança.

A proposta é transformar a forma como a sociedade enxerga os corpos com deficiência, de modo a evidenciar a beleza.

“O projeto vai além das passarelas e promove autoestima, autonomia e inserção social.”

A associação ainda não possui sede própria, mas utiliza o espaço oferecido pela Associação DF Down.

Criada em 2010, a organização não tem fins lucrativos. Gloria Martins celebra os 15 anos da iniciativa em novembro e mantém o lema: “preconceito? Está fora de moda!”.

Como um ramo conhecido pelos “padrões”, quem é adepto dessa ideia defende que a moda, cada vez mais, precisa representar corpos reais e uma diversidade maior, seja em coleções, vitrines ou desfiles.

Além das palavras

Outra agência que abraçou a ideia de moda inclusiva foi a Gloss Model.

A diretora artística da empresa, Andréia Storrer, de 48 anos, conta que o objetivo sempre foi ser uma agência de modelos verdadeiramente inclusiva.

Entre os modelos, há PCDs e pessoas com diferentes tipos de deficiência. “Na Gloss, a inclusão na moda vai além de palavras: é a prática de abrir portas para modelos reais”, afirma.

Entretanto, Andréia diz que a insegurança é o maior desafio enfrentado pelos modelos, devido ao medo de acharem que não estão prontos para o mercado.

Por Giulia Moura

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress