Estrelado pelos premiados atores Jake Gyllenhaal (Donnie Darko e Homem- Aranha: Longe de casa) e Yahya Abdul-Mateen II (Candyman e Watchmen), “Ambulância: um dia de crime” estreia nesta quinta-feira, 24, nos cinemas brasileiros. No entanto, com a direção de Michael Bay (saga Transformers, Bad Boys e Armageddon), o longa promete entregar muita ação e adrenalina nas telonas.
![](http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/03/ambulancia.jpg)
Assista ao trailer:
Enredo
Will (Abdul-Mateen II) é um veterano do Exército norte americano que precisa de US$ 231 mil para pagar uma cirurgia experimental para a esposa, que foi diagnosticada com um câncer raro. Sem sucesso de conseguir a cirurgia pelo plano de saúde, Will recorre ao seu meio-irmão, Danny (Gyllenhaal), que é ladrão de bancos profissional, para pedir um empréstimo.
Saiba mais sobre filmes em cartaz
Leia também coluna no Jornal de Brasília
No meio da conversa, Danny o convence a participar de um roubo de 32 milhões de dólares naquele mesmo dia. E, assim, no desespero do roubo dando errado, os irmãos sequestram uma ambulância com uma socorrista e um policial ferido dentro e fazem uma extensa perseguição com a polícia e o FBI ao longo de Los Angeles.
Aspectos técnicos
Michael Bay mantém as marcas clássicas de direção com ângulos de câmera mais fechados, cenas movimentadas com visão de drone, explosões em câmera lenta e troca de tiros ao longo do filme.
Com uma sonoplastia assinada pelo compositor Lorne Balfe ( trilha da saga Call of Duty e Missão Impossível- Fallout), as músicas de fundo dão o tom de tensão às cenas. Da angústia ao choque, as música de Balfe conseguem instigar os espectadores.
Da história em uma ambulância
Baseado no filme “Ambulancen” (Laurits Munch-Petersen), de 2005, “Ambulância” acompanha uma perseguição entre os irmãos e os agentes federais na maior parte do filme. As cenas de ação, que ocorrem sob o cenário de carros capotados e ao som de tiros, não removem as diferentes lacunas do enredo. A história do assalto, base do filme, está comprometida por diálogos que apontam falta de organização para a ação. Depois da metade do longa, não há perspectiva de sucesso para os assaltantes.
![](http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/03/amb-2022.jpg)
Atuação
Jake Gyllenhaal interpretou o papel de irmão bandido manipulador. Nesse sentido, com cenas fortes, ele desperta sentimentos de raiva e incerteza intensos no público em todas as suas aparições.
Já Yahya Abdul-Mateen II entrega um personagem vulnerável. Apesar de saber que não deve confiar no irmão, ele rende-se mais uma vez e paga caro por isso. Manipulado constantemente, ele aprende que fazer o certo custa caro, mas fazer errado custa mais ainda.
Capotagens
O longa é uma pedida para os fãs de Michael Bay, bem como para todos que se interessam por ação policial e muitas trocas de balas e carros capotando. Apesar das lacunas, o filme entretém e instiga o espectador até o final com sua trilha sonora e excelentes efeitos de câmera.
Ficha técnica:
Direção: Michael Bay;
Elenco: Jake Gyllenhaal; Yahya Abdul-Mateen II; Eiza González;
Roteiro: Chris Fedak;
Classificação indicativa: 16 anos;
Distribuição: Universal Pictures;
Gênero: ação, policial;
Duração: 136 min.
Por Alexya Lemos*
* Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z
Imagens e trailer: Universal – Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira