“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” é a continuação do filme lançado em 2018, “Homem-Aranha no Aranhaverso” e conta a história de Miles Morales após os eventos do primeiro filme quando ele acredita ter encerrado o portal do multiverso.
No entanto, Miles descobre que fragmentos desse evento ainda persistem em seu mundo. Determinado a resolver essa situação, ele decide unir forças com outras versões de si mesmo de diferentes universos para salvar o mundo.
Novos personagens
A obra introduz inúmeros novos homens aranhas de diferentes universos que contribuem para uma diversidade de personalidades que compõem os personagens do filme.

Mulher-Aranha, Punk Aranha, Pavitr Prabhakar (Homem-Aranha Índia) e Homem-Aranha 2099 são algumas das variações do herói que enriquecem o enredo e aprofundam a mais nova história do protagonista, com culturas e ambientes totalmente novos.
Relação familiar
Um ponto muito bem desenvolvido no filme é a relação que o protagonista Miles Morales e a coprotagonista Gwen Stacy possuem com seus respectivos familiares, no caso de miles um jovem negro de ascendência hispânica que entra em conflitos constantes com seus pais por sempre estar atrasado e ficar mantendo segredos por medo de decepcionar sua família.
No caso de Gwen, após a morte de sua mãe a jovem foi criada apenas pelo pai, que se dividia entre suas obrigações profissionais como policial e domésticas como pai. Embora tenha sido criada com uma educação rigorosa, Gwen desenvolveu uma personalidade rebelde e determinada, desafiando as normas impostas a ela.
O longa utiliza dessa relação para humanizar os heróis e aprofundar suas personalidades que apesar de todas as responsabilidades ainda são apenas adolescentes.
Fonte nos quadrinhos
Assim como na obra de 2018 o estilo de animação continua visualmente impressionante, com uma forte inspiração em Histórias em Quadrinhos fazendo com que as cenas contrastam perfeitamente com o estilo da animação que são amplificadas e reimaginadas a cada universo visitado.
O uso desse estilo mais artístico permite uma arte e uma coloração bem distintas para cada personagem e ambiente apresentados no filme.
Trilha sonora tensa e eletrizante
O filme progride respectivamente com sua trilha sonora, o uso de sintetizadores permite o desenvolvimento de tensão com cada cena para construir momentos energéticos e momentos arrepiantes. A influência do rap na construção das composições também acrescenta muito para um universo rico que respeita as origens do protagonista e que se fortalece com ele.
Identidade
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso traz novos personagens, novas composições e novos estilos de animação ainda se mantendo fiel e com uma identidade única que já tinha deixado sua marca em 2018.
Além de sua estética visual impressionante, a obra transmite uma mensagem emocionante de esperança e superação com um enredo cativante e um mergulho mais profundo na história do herói, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é uma prova de que a franquia ainda tem muito a oferecer, nos envolvendo do início ao fim, deixando-nos ansiosos por mais aventuras no universo do Aranhaverso.
Ficha Técnica
Título Original: Spider-Man: Across the Spider-Verse
Direção: Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson
Roteiristas: Phil Lord, Christopher Miller e Dave Callaham
Artistas: Shameik Moore, Hailee Steinfeld e Oscar Isaac
Gênero: Animação, Ação e Aventura
Duração: 2 horas e 20 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Por André Loureiro
Foto e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira