No terceiro filme da franquia de sucesso sobre o boxeador Creed, sucessora da franquia de filmes de Rocky, o ator Michael B. Jordan estreia como diretor do longa.
Assista o trailer:
Antagonista
Depois de dominar o mundo do boxe, Adonis Creed (Michael B. Jordan) está aposentado dos ringues. Mas quando Damian (Jonathan Majors), amigo de infância de Adonis e ex-prodígio do boxe, reaparece, após cumprir uma longa sentença na prisão, tudo irá mudar.
Ansioso para provar que merece sua própria chance no ringue e com assuntos inacabados com Creed, o confronto entre os antigos amigos é muito mais do que uma luta de boxe.
Jogo de câmeras
Michael B. Jordan estreia como diretor com personalidade. Um destaque é para o jogo de câmeras nas cenas de ação. Durante a cena final, a decisão de edição no meio da luta com a “mudança” de cenário acrescenta simbolismo à narrativa.
Além disso, durante essas cenas, principalmente na cena final, os fãs de anime poderão sentir uma certa familiaridade.
Em uma entrevista à IGN, Michael B. Jordan revelou que se inspirou em seu anime favorito (Dragon Ball Z) para dirigir estas cenas.
“Eu diria que na luta entre mim e Damian (Jonathan Majors) há um soco estilo ‘Dragon Ball Z’”, diz. “Você viu tantas lutas em toda a franquia ‘Rocky’ e ‘Creed’, e eu realmente queria dar minha visão sobre isso, sabe?”, completou.
Atores
A performance de Michael B. Jordan como Adonis Creed traz sentimentos como ansiedade, arrependimento, incerteza e orgulho.
Pela primeira vez na franquia o eterno Rocky Balboa (Sylvester Stallone) não está ao lado de Creed.
Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Stallone comentou que sua ausência da produção foi causada por não concordar com a direção que o filme estava tomando.
“É uma situação lamentável, porque eu sei o que poderia ter feito. O filme foi levado em uma direção bem diferente daquela que eu queria. É uma filosofia diferente, tudo que fez Irwin Winkler e Michael B. Jordan”, disse.
O filme também é estrelado por Tessa Thompson (“Men in Black: Internaciona”l e “Thor: Ragnarok”), Jonathan Majors (“Destacamento Blood”), Wood Harris (“Blade Runner 2049”), Florian Munteanu (“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”), a novata Mila Kent e Phylicia Rashad.
Roteiro
Apesar das empolgantes cenas de preparação e luta, o roteiro de Keenan Coogler e Zach Baylin é previsível, sem muitas reviravoltas ou surpresas.
Porém, são abordados temas como relação familiar, deficiência auditiva (já abordado nos filmes anteriores da franquia) e encarceramento.
Mesmo com os problemas, o filme faz o que se espera de um drama esportivo, deixando o público na beira da cadeira com a adrenalina das lutas.
Ficha Técnica:
Elenco: Michael B. Jordan, Tessa Thompson, Jonathan Majors, Wood Harris;
Roteiro: Keenan Coogler e Zach Baylin;
Direção: Michael B. Jordan;
Gênero: Drama, Esporte;
Classificação indicativa: 12 anos;
Duração: 1h 56min;
Origem: Estados Unidos da América;
Distribuição: Warner Bros. Pictures.
Por Maria Clara Britto (assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z)
Fotos e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira