Uma Noite de Crime: A Fronteira (The Forever Purge), quinto filme da franquia (que também conta com uma série na Amazon Prime Video), traz a história do casal de imigrantes mexicanos Adela (Ana de la Reguera) e Juan (Tenoch Huerta), que vão para o Estados Unidos atrás do “Sonho Americano” e tentam sobreviver ao expurgo (uma vez por ano, durante um período de 12 horas, todo crime é legalizado), mas na manhã seguinte o caos se instala no país.
Franquia criada pelo roteirista estadunidense James DeMonaco tenta no quinto filme abordar temas como racismo, xenofobia, política e extremismos, abrangendo as minorias, porém, perde oportunidades valiosas para se aprofundar em questões que envolvem temas complexos. Uma nova exploração sobre a caracterização dos personagens possibilitaria discussão sem prejuízo da narrativa.
Confira trailer
Sustos
Aliás, as cenas de ação, suspense e terror são misturadas e rápidas. Viradas de câmera com uso do primeiro plano para dar inúmeros jumpscare (tradução literal: pulo de susto. É uma técnica usada para assustar) acabam em si mesmas sem novos contornos para a experiência do público.
O longa tenta deixar o tempo inteiro o público em alerta e preocupado com os personagens principais, mas aparenta-se que estão sempre protegidos pelo roteiro. Cenas chegam a beirar o absurdo da maneira que eles resolvem os problemas, e, assim, não conseguindo imergir o espectador no filme.
Uma Noite de Crime: A Fronteira tenta inovar em novas pautas para o filme não cair na mesmice, mas acaba não conseguindo. Os assuntos não contribuem de forma positiva para a história, alguns diálogos tentam trazer os problemas sociais à tona, entretanto são forçados e parecem estar deslocado do resto do longa. Continua sendo as pessoas tentando sobreviver ao expurgo, com acréscimo de uma crítica ao “Sonho Americano”.
Ficha técnica:
Título: Uma Noite de Crime: A Fronteira (The Forever Purge)
Distribuidora: Universal
Tempo de duração: 1h 44min
Diretor: Everardo Gout
Roteiro: James DeMonaco
Gênero: Terror/ação
Classificação: 16 anos
Por Mateus Arantes *
* Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z