Misturar comédia romântica com ficção científica pode ser uma combinação incomum e até estranha, mas quando se trata de Wes Anderson, que já dirigiu longas como O Grande Hotel Budapeste (2014) e Moonrise Kingdom (2012), a previsão é de que vai funcionar.
O décimo primeiro filme do diretor estreia deste final de semana conta um pouco da história de diversos personagens que foram para Asteroid City, no meio do deserto, para uma convenção sobre estudos espaciais.
Assista ao trailer
O itinerário de uma convenção de Observadores Cósmicos Jr.Cadetes Espaciais junta estudantes e pais de todo o país para uma competição escolar que oferece bolsas.

É possível acompanhar pré-adolescentes gênios com ideias e projetos revolucionários, uma professora e seus alunos, um fotógrafo recém-viúvo e seus quatro filhos, e outras figuras muito excêntricas no estilo Wes Anderson.
Mas o foco é na interação entre o viúvo Augie Steenbeck (Jason Schwartzman) e a atriz Midge Campbell (Scarlett Johansson), que conversam pelas janelas dos apartamentos do motel e têm filhos superdotados.

O peculiar é que tudo o que acontece é uma peça de teatro dividida em três atos. O narrador mostra os bastidores entre cenas, e até quem é da equipe técnica aparece. É possível ver a relação entre atores e até como ocorreu uma parte da escalação do elenco.
O intérprete de Augie também se vê tentando entender algumas ações de seu personagem. Por que diabos queimar a própria mão no fogão elétrico?
Estilo Wes Anderson
Cores pastéis, interações excêntricas e narrativa peculiar são as marcas do cinema de Wes Anderson. O renomado diretor pode acabar por não agradar novos espectadores com as tradicionais características, mas os fãs com certeza ficaram satisfeitos.
Como sempre, Anderson consegue reunir um elenco implacável com grandes nomes de Hollywood e atores que os acompanham na maioria de seus longas.
Scarlett Johansson, Margot Robbie, Tom Hanks, Tilda Swinton e Steve Carell compõem a equipe. Os rostos conhecidos de quem acompanha o currículo do diretor são Jason Schwartzman, Tony Revolori, Adrien Brody e Willem Dafoe. Seu Jorge também faz uma curta aparição e canta sobre alienígenas com um grupo de cowboys.

Estreia no Brasil
O Festival de Cinema de Cannes estreou Asteroid City em maio. O longa foi bem recebido e obteve boas críticas e aprovação do público. Nos EUA, o filme foi lançado em 16 de junho, e já arrecadou US$47,3 milhões nas bilheterias.
Por Rebeca Kemmily
- A repórter assistiu ao filme a convite da Espaço/Z
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira