A Via Sacra lembra o sofrimento de Jesus na Sexta-Feira da Paixão. No Distrito Federal, a tradição cristã mantém programação em diferentes regiões administrativas. A maior cerimônia acontece em Planaltina, no Morro da Capelinha, a partir das 15h. No ano passado, o evento recebeu 70 mil pessoas.
Além da celebração mais tradicional, muitos moradores do Guará costumam frequentar a celebração na Paróquia Maria Imaculada, que esse ano começará às 9h. A festa geralmente conta com 3 mil pessoas, sendo sua maioria jovens de 20 a 25 anos. Segundo os coordenadores, eles são os que mais ajudam na organização da cerimônia, arrecadando fundos com a venda de camisetas e encenando grande parte da peça. O organizador, Fillipe Lopes do Couto, de 31 anos, acredita que, apesar das cenas fortes, a cerimônia é importante para a evangelização das crianças, para que elas entendam o sentimento cristão.
Outra Igreja que oferece a celebração da Via Sacra é a Santíssimo Sacramento, na quadra 606 Sul. A expectativa desse ano é que pelo menos 400 fiéis apareçam para a cerimônia, que será realizada na própria Igreja às 19 horas. O público é composto majoritariamente por adultos, mas o evento é coordenado pelos voluntários jovens.
Confira a programação das celebrações da Via Sacra (25/03):
Paróquia São Gabriel Arcanjo (Recanto das Emas): 17h
Paróquia do Paranoá (Paranoá): 16h30
Por Isabella Costa
Imagem: Agência Brasília


