Em meio à terra vermelha do cerrado fechado do Planalto Central, das doenças, da falta de mão de obra e de recursos financeiros, da descrença da população e denúncias de corrupção começou, em 1956, a saga da construção de Brasília que completou 58 anos de inauguração no último dia 21. A obra, desacreditada e rejeitada por empresários e políticos da época, demorou três anos para ficar pronta e ser inaugurada, em exatos mil dias. Esse é o tema da minissérie que o canal fechado History Channel exibe todos os domingos.
A minissérie
A minissérie com quatro episódios, narra a construção da cidade, a história que o Brasil não conhece, pelos olhos de quatro candangos: um topógrafo, um operário, um engenheiro e uma arquiteta, e alterna a história das quatro personagens com depoimentos de jornalistas, historiadores, arquitetos e urbanistas, além de imagens de arquivo da época.
Para a diretora de conteúdo do History Channel, Krishna Mahon esta forma de contar esta história é inovadora. “O que a gente conseguiu foi uma saga, nós tivemos que reconstruir uma boa parte do cenário em 3D, a cidade mudou completamente. Nós somos acostumados a ouvir as histórias sobre a arquitetura, a versão de JK sobre a construção da cidade. A séria mostra a história das pessoas que construíram a cidade, sob seu ponto de vista pessoal. Elas falaram sobre as vivências que tiveram trabalhando no imenso canteiro de obras que era a cidade. Isso causa uma identificação com o público”.
A CEO do Cine Grup Monica Monteiro destacou que o projeto da série é brasiliense. “ Foram dois anos para produzir essa série, que é 100% brasileira. Cento e sessenta pessoas trabalharam na série, sendo 80% de pessoas aqui de Brasília. A gente saiu do circuito São Paulo e Rio de Janeiro e trouxe para a cidade a produção e pós-produção”.
O ator pernambucano Bruno Bellarmino contou como conheceu Brasília ainda criança com o tio, que era carreteiro. “Eu me lembro bem quando passamos por essa cidade. Eu achei muito seco. Paramos aqui, em um posto de gasolina, eu reclamando da secura, ele me disse que que eu não tinha noção do tanto de tempo que levou para construir isso aqui e as pessoas não podiam reclamar. Voltar para cá e contar a história deste povo é muito orgulho”.
A minissérie Mil dias: a saga da construção de Brasília tem episódios exibidos aos domingos, às 23h30.
Por Cleuma Cunha