Em julho, o cinema inflável gratuito chegará a quatro regiões administrativas do Distrito Federal. Os filmes serão exibidos em Recanto das Emas (4 a 6), Estrutural (11 a 13), Planaltina (18 a 20) e Santa Maria (25 a 27). O público recebe pipoca de graça também.
Durante o mês de agosto, o cinema vai para as cidades de Goiás: Águas Lindas (1º a 3), Cidade Ocidental (8 a 10), Formosa (15 a 17), Luziânia (29 e 31) e Planaltina (29 a 31). O encerramento será entre 5 a 7 de setembro no Paranoá.
Na última edição, a programação do projeto que animou os moradores da Vila Telebrasília com filmes como “Kasa Blanca”, “Barbie” e “Moana 2” chega agora ao Recanto das Emas.
Lançado em 2013 no Rio de Janeiro, o Cinema Inflável já realizou 14 edições e, agora, chega pela primeira vez à Capital. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Distrito Federal.

Equipe do projeto. Foto: Samuel Damasceno/Divulgação
Com uma tela inflável de 10 x 6 metros, o Cine Inflável quer despertar a magia do cinema a comunidades com pouco acesso a esse tipo de experiência.
Para tornar cada sessão ainda mais especial, a iniciativa buscou fornecedores que atendem grandes redes cinematográficas, garantindo não só a qualidade da exibição, mas também o cheiro e o sabor característicos das salas de cinema. Tudo isso para proporcionar uma vivência imersiva, completa e inesquecível.
A estudante Emanuelly, de 12 anos, estava empolgada com sua primeira experiência no cinema:
“Tô achando o filme muito legal. É a minha primeira vez assistindo no cinema e eu estou amando. A pipoca é uma delícia”, contou animada.

Foto: Samuel Damasceno/Divulgação
Leidilene Nascimento, de 41 anos, mãe do pequeno Theo e moradora da Vila Telebrasília há mais de duas décadas, destacou a importância da iniciativa para a comunidade:
“Eu trouxe meu filho, meu caçula e ele está amando! E eu, como mãe e moradora, também estou gostando muito. Moro aqui há mais de 20 anos e não tem muito essas coisas assim pra comunidade. Deveria ter mais, porque a gente fica muito feliz.”
E acrescentou: “Nem todo mundo aqui tem condições de ir ao cinema, sabe? A maioria tem muitos filhos e não tem como levar todos, então isso foi maravilhoso para muitos pais e crianças que nunca foram ao cinema.”

Moradores da Vila Telebrasília no Cinema Inflável / Crédito: Samuel Damasceno
A produtora do projeto, Nayane Kissa Carvalho, também celebrou o resultado da ação. “É muito gratificante ver a comunidade de onde a gente é inserido participando e elogiando o projeto. É muito enriquecedor.”
O evento visa trazer além da experiência, cultura. Por isso, além dos filmes, a programação inclui curtas-metragem (da cidade da edição) e apresentações culturais locais.

Roda de Capoeira com Formigueiro de Angola / Crédito: Samuel Damasceno
Programação
O Cinema Inflável tem capacidade para até 800 pessoas por sessão e pretende passar pelas cidades do Distrito Federal até a última semana de Agosto.
Para saber mais, consulte a programação no instagram do projeto: https://www.instagram.com/cinemainflavel?igsh=dmlqZjZtaDd6cDB6
Por Cecília Péres
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira