A mais recente animação da Pixar, “Elementos”, transporta os espectadores para uma sociedade situada na “Cidade Elemento”, onde os quatro elementos da natureza (ar, fogo, terra e água) vivem em harmonia, embora o fogo ainda não seja completamente aceito pela comunidade.
Confira o trailer oficial do filme “Elementos”
A trama acompanha a jornada de Faísca, uma jovem corajosa e temperamental, filha de imigrantes do elemento fogo que se orgulham de sua loja.
As coisas tomam um rumo diferente quando um acidente une Faísca e Gota, um jovem empático do elemento água, colocando em risco o estabelecimento do pai de Faísca.
A narrativa se desenvolve à medida que esses dois jovens se unem em uma missão para salvar a loja e, por consequência, evitar a destruição da “Vila do Fogo”.
Direção e efeitos visuais
Dirigido por Peter Sohn (O Bom Dinossauro), o filme se espelha de certo modo na infância do cineasta, que é filho de imigrantes coreanos nos Estados Unidos. É perceptível como a obra se torna uma parábola sobre imigração e o preconceito enfrentado por aqueles que são considerados diferentes.
O filme utiliza metáforas que são facilmente identificáveis e atingem seu objetivo, mesmo sendo apresentadas de forma descontraída, com piadas e elementos envolventes para o público infantil.
Vale ressaltar também o estilo único de animação de cada comunidade, com efeitos visuais elaborados que caracterizam os elementos.
No entanto, a história acaba concentrando-se em fogo e água, deixando terra e ar apenas em um foco secundário, servindo principalmente como elementos de apoio para a trama romântica entre Faísca e Gota.
Comédia romântica em animação
“Elementos” é tanto um drama animado quanto uma comédia romântica. Apesar de representarem elementos opostos, Faísca e Gota não conseguem negar a conexão que existe entre eles. A obra traz a clássica história do herói benevolente que busca conquistar o coração da garota retraída.
As interações entre os dois personagens seguem os clichês das boas comédias românticas, oferecendo momentos cativantes ao público.

O filme se esforça para trazer uma narrativa inclusiva, repleta de referências a diversas culturas e transmitindo uma mensagem importante sobre aceitação.
Ao mesmo tempo, é uma história apaixonante que aborda o amor inter-racial e desmistifica preconceitos entre diferentes grupos.
Embora o longa possa se perder um pouco ao tentar abraçar tantos temas, o resultado final é agradável para o espectador.
Leia mais sobre cinema
Ficha técnica
Título original: Elemental
Elenco: Leah Lewis, Mamoudou Athie, Ronnie Del Carmen
Direção: Peter Sohn
Roteiro: John Hoberg, Kat Likkel, Brenda Hsueh
Duração: 1h49
Por Maria Paula Meira
*A repórter assistiu ao filme a convite da Espaço/Z
Fotos e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira