O espetáculo “Se Eu Fosse Eu – Clarices” estreia, nesta quinta (13), às 20h, com uma proposta de reflexão, no Mês das Mulheres, a partir de três contos da escritora Clarice Lispector (1920 -1977). A encenação acontece no Espaço Cultural Renato Russo (quadra 508 – na Asa Sul).

Temas como maternidade e sexualidade são abordados na peça, que tem direção e atuação de Camila Guerra, Juliana Drummond e Rosanna Viegas, da Agrupação Teatral Amacaca (ATA)
Elas já foram, inclusive, indicadas ao Prêmio Sesc Mais Cultura 2024 nas categorias direção e atriz, por este trabalho.

As três artistas concederam entrevista à Agência Ceub. Elas disseram que o texto de Clarice Lispector são inspiradores e universais, e mexem tanto com as mulheres como com homens.
Durante o planejamento do trabalho, a obra não ficou restrita às discussões sobre os textos literários, mas também com conversas com mulheres em situação de vulnerabilidade no DF. Segundo elas, essa ação foi primordial para as inspirações em cena.
Confira abaixo vídeo com a entrevista
As apresentações estão marcadas desta quinta (13) até domingo (16) e de 20 a 23 de março, sempre no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). As sessões de quinta a sábado começam às 20h. Aos domingos, tem início às 19h.
Os ingressos custam R$ 40 (meia entrada). Uma novidade é que e doadores de um pacote de absorventes têm direito ao desconto. Saiba mais sobre ingressos
Contos
O trabalho foi construído a partir de uma série de laboratórios e vivências pessoais e sociais das artistas, que selecionaram três contos da autora: “O Ovo e a Galinha”, “Perdoando Deus” e “Miss Algrave”.
“A mulher é um ser ambivalente, ainda pouco protagonista nas narrativas oficiais, geralmente escritas por homens”, diz Camila Guerra.
Para Juliana Drummond, a obra de Clarice é necessária para desvendar os caminhos misteriosos do mundo feminino.
Rosanna Viegas entende que as mulheres podem se reconhecer nos temas da encenação.
Agrupação Teatral Amacaca (ATA)
A ATA iniciou suas atividades em 2009, a partir de uma disciplina oferecida pela Universidade de Brasília (UnB) e ministrada pelo professor, diretor e encenador uruguaio Hugo Rodas (1939 – 2022).
Em um sarau promovido pelo dramaturgo, as atrizes apresentaram a ele cenas a partir do texto de Clarice, o que trouxe, depois, inspiração para um espetáculo inteiro.
Serviço:
Espetáculo “Se Eu Fosse Eu-Clarices” volta em cartaz no Mês das Mulheres
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Datas: 13 a 16 de março e 20 a 23 de março de 2025
Quinta a domingo
Horário: Quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 40,00 (meia)
Doadores de um pacote de absorvente pagam meia entrada.
Antecipados pelo Sympla: confira aqui
Não recomendado para menores de 18 anos
Mais informações:
Instagram: @claricescriativas e @agrupacaoteatralamacaca
Produção: (61)998422-7194
Por Agência Ceub
Fotos: Diego Bresani /Divulgação
Entrevista em vídeo: Luana Nogueira (repórter)
Imagens em vídeo: Alexandre Lopes e Melquisedeque Alves
Edição de vídeo: Dener Leon
Com apoio de informações de Clara Camarano
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira