Grupo teatral traz para Ceilândia peça sobre o sertão nordestino e uma reflexão sobre a importância da leitura na infância. As apresentações acontecem no próximo final de semana (12 e 13 de agosto), com entrada gratuita e livre para todos os públicos.
O espetáculo infantil Zezinho e o Livro Mágico enfatiza a relevância da educação e dos livros, o valor do afeto familiar, além de abordar temas como o trabalho infantil e a dificuldade de famílias que vivem em locais com longos períodos de seca.
Zezinho e O Livro Mágico conta com elementos do circo, palhaçaria e malabarismo, além de elementos da cultura popular nordestina na sonoplastia, cenário e figurino.
Estará em cartaz na Ceilândia, na Praça do Cidadão (QNM 18/20 Bloco C – Jovem de expressão) nos dias 5 e 6 de agosto, respectivamente sábado e domingo, sempre às 17h. Ainda, nos dias 12 e 13 do mês no Centro Cultural da Ceilândia (QNN 13 área especial módulo B – Centro de Juventude), também às 17h. Gratuito e livre para todos os públicos. Pensando na acessibilidade, terão sessões em libras todo domingo.
Espetáculo
Zezinho é uma criança que mora em Ciprocó, uma cidade que sofre com um longo período de seca. Ele é um menino que divide sua infância com a responsabilidade de trabalhar para ajudar sua mãe no plantio e na colheita de alimentos. Zezinho nunca estudou e não sabe ler, mas sua vida muda quando uma vendedora de livros aparece mostrando para ele um mundo mágico onde “Tudo é Possível”.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-07-05-at-13.12.31-1-1-1024x576.jpeg)
A história do personagem protagonista, ainda é a realidade de muitas crianças brasileiras que vivem no sertão nordestino. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostras a Domicílios (PNAD) por meio do Instituto brasileiro de Geografia e Estáticas, em junho de 2023, o estado do nordeste é o com mais alta nos índices do analfabetismo.
O Grupo Caras convida a todos para assistir o espetáculo que além de alegrar, nos faz refletir.
“É muito importante levarmos teatro ao público de forma acessível, gratuita, em praças e locais fora do Plano Piloto. Ter passado por Samambaia foi gratificante, agora estamos animados em passar por Ceilândia, a maior região do nosso quadradinho. E estão todos convidados”, celebra o ator Jefferson Leão.
Ficha técnica
Elenco: Analu Rangel, Arthur Matos, Camilla Souza, Elder de Paula, Flávia Campos, Gustavo Jorge, Jefferson Leão, Letícia Lins e Rodrigo Mariani
Direção: Arthur Matos
Dramaturgia: Elmo Férrer
Composição Musical e Coreográfica: Rodrigo Mariani
Operadora de Iluminação: Tauana Barros
Operação de Som: Tiago Santos TG
Trilha Sonora Instrumental: Jhonatan Bernardo
Mixagem e Edição de Som: Tiago Santos TG
Concepção de Cenário: Ingrid Lopes
Confecção de Cenário: Grupo Caras
Concepção e Confecção de Figurinos: Daniel Brazz
Arte Gráfica: Doug Zanon
Social Media: Gustavo Jorge
Cenotécnicos: Amauri Pereira e Bruna dos Santos
Intérpretes em Libras: Bárbara Lima e David Alcântara
Direção de Produção: Letícia Lins e Gustavo Jorge
Assistente de Produção: Flávia Campos
Produtor Executivo: Jefferson Leão
Assessoria de Imprensa: Start Capital (Clara Camarano e Denise Camarano)
Realização: Grupo Caras – Teatro Multifácico
Por Danyelle Silva
Supervisão de Luiz Claudio Ferreiar