O Festival de Teatro Lusófono – FestLuso- chega a Brasília pela primeira vez, exibindo um módulo circulante com três espetáculos, dos dias 18 a 20 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo.
Representando a integração das culturas Lusófonas (identidades culturais existentes entre países falantes do português) ,o grupo busca trazer para a capital do país as discussões sobre a língua portuguesa por meio da arte. Vindos do estado do Piauí, o grupo busca agora expandir as cidades de exibição nesta 13º edição.
Um dos organizadores, Francisco Pellé, conta que considera Brasília um território estratégico para a realização desse evento. O objetivo é “trazer a discussão do festival, que trata dessa integração da língua portuguesa, através do teatro, para perto do centro de decisões e das pessoas que têm poder de decisão sobre esse processo de integração de linguas”, disse Francisco.
Ele acrescenta ainda que “as perspectivas são as melhores possíveis, e que nos anos seguintes a gente terá uma edição com mais conteúdo, não seria mais um módulo circulante. Essas pontes têm sido feitas ao longo dos anos para que a gente possa sediar o festival em outros estados, não somente em Teresina.”
O módulo circulante conta com o espetáculo Esperando Godot, do Grupo Harém de Teatro, Teresina/PI; Viagem Infinita – A partir de “Os Lusíadas” , Musgo Produção Cultural, de Portugal, e Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto, do Saaraci Coletivo Teatral, Cabo Verde. A entrada é gratuita com retirada de senha com uma hora de antecedência.



Por Maria Eduarda Lima