Festival de Brasília celebra 60 anos com formato estendido e mudanças na gestão cultural

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

A programação oficial do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi lançada nesta quarta-feira (20/08). Durante o anúncio, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, destacou a relevância do evento no cenário nacional.

Foto: Michelle Moreira

Em 2025, o festival terá formato ampliado, com nove dias de exibições e a inclusão de um longa-metragem adicional tanto na Mostra Competitiva Nacional quanto na Mostra Brasília.

Abrantes ressaltou a importância de garantir a continuidade do festival. Segundo ele, a assinatura de um contrato de três anos possibilitou maior planejamento, captação de recursos e reposicionamento da data para setembro, entre os festivais de Gramado e do Rio de Janeiro, o que fortalece sua presença no calendário audiovisual.

“O festival volta a ter protagonismo dentro do cenário nacional”, afirmou.

“Hoje celebramos os 60 anos deste festival, que tem uma história muito forte na relação com o país, com a democracia e com o trabalho autoral, independente e livre, que é uma marca do cinema brasileiro”, afirmou.

Além disso, Abrantes anunciou medidas para o fortalecimento do setor audiovisual no Distrito Federal. O GDF se candidatou ao teto máximo de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), de R$ 30 milhões, em parceria com a Ancine, e publicou portaria que recria o Conselho Consultivo do Cinema e Audiovisual do DF, destinado a estabelecer um canal permanente de diálogo entre governo e sociedade civil na formulação de políticas culturais.

Leia mais sobre festival de Brasília


Por Pedro José Borges

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress