A programação oficial do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi lançada nesta quarta-feira (20/08). Durante o anúncio, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, destacou a relevância do evento no cenário nacional.

Em 2025, o festival terá formato ampliado, com nove dias de exibições e a inclusão de um longa-metragem adicional tanto na Mostra Competitiva Nacional quanto na Mostra Brasília.
Abrantes ressaltou a importância de garantir a continuidade do festival. Segundo ele, a assinatura de um contrato de três anos possibilitou maior planejamento, captação de recursos e reposicionamento da data para setembro, entre os festivais de Gramado e do Rio de Janeiro, o que fortalece sua presença no calendário audiovisual.
“O festival volta a ter protagonismo dentro do cenário nacional”, afirmou.
“Hoje celebramos os 60 anos deste festival, que tem uma história muito forte na relação com o país, com a democracia e com o trabalho autoral, independente e livre, que é uma marca do cinema brasileiro”, afirmou.
Além disso, Abrantes anunciou medidas para o fortalecimento do setor audiovisual no Distrito Federal. O GDF se candidatou ao teto máximo de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), de R$ 30 milhões, em parceria com a Ancine, e publicou portaria que recria o Conselho Consultivo do Cinema e Audiovisual do DF, destinado a estabelecer um canal permanente de diálogo entre governo e sociedade civil na formulação de políticas culturais.
Leia mais sobre festival de Brasília
Por Pedro José Borges
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira